acesse o RN blog do jornalista João Bosco de Araújo [o Brasil é grande; o Mundo é pequeno]

quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Núcleo da Funasa no RN avaliou necessidades de municípios do Alto Oeste

A Superintendência Estadual da Funasa no Rio Grande do Norte, por meio do Núcleo Intersetorial de Cooperação Técnica (Nict), realizou visitas entre os dias 11 a 13 de dezembro de 2012, para diagnosticar as necessidades da gestão dos serviços de saneamento nos municípios de Luís Gomes, Marcelino Vieira e Olho D’Água dos Borges, localizados no Alto Oeste potiguar.
 
Os membros do Núcleo reuniram-se com secretários, técnicos e o prefeito de cada município para discutirem as fragilidades do saneamento que podem ser resolvidas com ações de cooperação técnica disponibilizadas pela Funasa. Nas reuniões também foram discutidos sobre convênios, água, esgoto, resíduos sólidos, drenagem, educação em saúde e Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB).
 
Segundo a farmacêutica bioquímica e componente do Nict, Isaura Azevedo, um dos maiores problemas identificados nos três municípios visitados, foi a falta de iniciativa para realização de ações de educação ambiental relacionada à redução, ao reaproveitamento, à reciclagem do lixo e à proteção dos mananciais hídricos.

 
Para Isaura Azevedo a demanda relacionada ao gerenciamento dos resíduos sólidos se repete de forma generalizada no estado e deve ser tratada de forma conjunta entre a Fundação e outros órgãos relacionados ao Meio Ambiente e Recursos Hídricos. Esta ação conjunta tem o intuito de somar esforços e desenvolver estratégias de apoio aos municípios, já que a maioria deles não possui um corpo técnico qualificado para as questões ambientais. [Fonte: Funasa]
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © AssessoRN.com | Suporte: Mais Template