acesse o RN blog do jornalista João Bosco de Araújo [o Brasil é grande; o Mundo é pequeno]

quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Robótica pedagógica é tema de feira escolar em Natal

1ª Feira de Robótica Educacional do RN acontece nesta sexta-feira (30)
 
Foto: Divulgação
Na próxima sexta-feira (30), das 08h às 17h,  acontece a 1ª Feira de Robótica Educacional do RN. Promovido pela escola Boa Esperança, em Cidade Satélite, e organizado pelo professor Alexandre Amaral, coordenador de robótica da escola, o evento visa mostrar ao público as mais diversas aplicabilidades da robótica, principalmente em projeto relacionados ao tema da sustentabilidade e fomentar a utilização dessa ferramenta na educação.
 
Serão apresentados trabalhos com mecanismos mecatrônicos como maquete de usina eólica, com conjunto de casas alimentas pela energia; conjunto de casas alimentas por energia solar, sensores de ultrassons utilizados para guiar um deficiente visual, garra biomecânica, robô escalador, torneira inteligente que liga e desliga através de ultrassom, maquete robótica do ciclo da água e sua reutilização, dentre outros.
 
De acordo com Alexandre Amaral a robótica é um tema em evidência na educação nacional e internacional, no entanto, ainda é pouco explorado no RN, e por isso a necessidade de se expor essa ferramenta pedagógica.
 “Os ambientes de aprendizagem da robótica estão em consonância com a pedagogia construtivista, pois se baseiam na aprendizagem por descoberta e propiciam a experimentação e reflexão. O aluno trabalha com métodos matemáticos e numéricos, com conceitos da física, química, biologia, ecologia, teoria de controle de sistemas de computação, etc”, afirma o professor.
 
As teorias absorvidas com a robótica em sala de aula são transformadas em ideias que estimulam o aluno a sempre querer aprender mais e instigam a voracidade em absorver novos conhecimentos e tecnologias. A robótica educacional procura auxiliar o aluno na construção do aprendizado adquirido em sala de aula.
 
Ainda segundo o professor a ferramenta propicia o desenvolvimento de outras habilidades como concentração, observação, criatividade, motivação e precisão nos projetos e estimula a construção de projetos com protótipos que trabalham conceitos de desenho, física, álgebra e geometria, aplicação de teorias na prática, compreensão do funcionamento de mecanismos físicos e trabalhos com lâmpadas, motores e sensores.
Durante o evento também será realizada uma apresentação cultural com o tema Sítio do Pica Pau Amarelo e uma demonstração da prova da Olimpíada Brasileira de Robótica.
 
Serviço:
1ª Feira de Robótica Educacional do RN
Data: 30/11/2012 – das 08h às 17h
Local: Escola Boa Ideia – Rua dos Concrizes, 7977, Cidade Satélite
Contato: (84) 9806-2141 (Alexandre Amaral)
 
Elidiane Poquiviqui
BPonto Comunicação
(84) 4141-5610
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © AssessoRN.com | Suporte: Mais Template