acesse o RN blog do jornalista João Bosco de Araújo [o Brasil é grande; o Mundo é pequeno]

terça-feira, 30 de outubro de 2012

“Re-encantamento do Território” reinicia programação do mês do Projeto Conviver

Projeto Conviver no CCHLA apresenta a exposição “Re-encantamento do Território”
 
O Projeto Conviver no CCHLA inicia as atividades para o mês de novembro nesta terça-feira, 30, com a exposição “Re-encantamento do Território", promovida pelo Departamento de Geografia (DGE) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).
 
Montada ao ar livre, em frente ao prédio do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) a exposição será composta de vários Portulanos (manuais de navegação medieval, com a descrição das costas e dos portos, ilustrado com mapas).
 
Segundo Ângela Almeida, coordenadora do projeto, os cubos expositivos servirão como rotas, bifurcações, ilhas subjetivas mais ou menos palpáveis, mais ou menos reais. É o território da ciência com a sua natureza enraizada no real em diálogo com a arte.
 
Assim, através de Portulanos estéticos e narrativos os visitantes serão convidados a embarcar em uma viagem contemporânea a partir do pensamento dos professores e pesquisadores: Edilson Alves, Alessandro Dozena, Eugênia Maria e Aldo Dantas, todos do Departamento de Geografia (DGE/UFRN).
Os textos dos pesquisadores irão sugerir rotas a entrada e descoberta de outros ou novos mundos, textos a mar aberto.
 
O projeto Conviver no CCHLA tem a colaboração do Núcleo de Arte e Cultura da UFRN (NAC) e objetiva compartilhar a produção cultural dos vários departamentos do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes da UFRN com a comunidade acadêmica. A exposição está disponível a partir desta terça-feira, 30, no corredor térreo do CCHLA em frente a Biblioteca Central Zila Mamede (BCZM).
 
TEXTO TEMA DA EXPOSIÇÃO

 
Re-encantamento do Território
 
“Se é verdade que a caminhada da vida é feita de percursos difíceis e incertos, também não é menos verdadeiro que as bússolas de nossa existência têm que redefinir os padrões de orientação e de espacialização perante o mundo. Os mapas descrevem, indicam, orientam, mais só serão verdadeiramente úteis se levarem em consideração os aspectos da subjetividade ou de uma geografia interior e experimentada com o mundo. A terra é uma escritura para se decifrar”.
 
Prof. Aldo A. Dantas da Silva
Depto. de Geografia da UFRN
 
Assessoria de Imprensa do CCHLA/UFRN

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © AssessoRN.com | Suporte: Mais Template