acesse o RN blog do jornalista João Bosco de Araújo [o Brasil é grande; o Mundo é pequeno]

segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Morre João Baé do Umari, aos 98 anos, em Caicó

Foto: post anterior, clique e acesse 

Morreu na tarde desta segunda-feira (24), em Caicó, João Perício da Nóbrega, aos 98 anos de idade, completados no dia 3 último. João Baé, como era conhecido o dono da Fazenda Umari, nos últimos tempos estava com a saúde debilitada, se agravando nos últimos dois anos, onde morava com uma filha na cidade. O seu sepultamento será nesta terça, em Caicó.
   
João Baé era o sogro do jornalista Orlando Rodrigues - Caboré, e teve onze filhos do casamento com Maria Sabina Medeiros, já falecida. Ele ficou famoso por ter comprado a fazenda Umari, propriedade rural hoje com mais de dois séculos, banhada pelo rio Barra Nova, e que foi de Cosme Pereira da Costa, seu “tataravô”. Ainda jovem ele trabalhou como diarista (alugado) nessa mesma fazenda, que na época era de seu tio-avô, o “Véi Tonho do Umari” (Antônio Cesino de Medeiros), que anos depois, já de propriedade de seu primo o “Majó” Eloi Cesino (filho de Antônio Cesino), João Baé passou a ser o dono da fazenda, de criação de gado de corte e leiteiro, plantação de algodão e de cana de açúcar com engenho movido a vapor, e de tantas histórias, muitas fantásticas.   
Um sertanejo autêntico, empreendedor, simples, apesar de suas posses financeiras nunca deixou de andar montado em seu burro-mulo, percorrendo suas propriedades que era mais de uma e palestrando com os amigos e vizinhos, entre os quais o pai deste blogueiro, Pedro Salviano do Umbuzeiro. Que Deus o tenha na  casa eterna e descanse em paz!

©2012 www.AssessoRN.com | Jornalista Bosco Araújo
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

7 comentários:

  1. Meu nome é Paulo Nóbrega Devai, minha avó Ana Alice da Nóbrega, sobrinha dele, filha de Vicente Néri da Nóbrega, irmão do João Baé, acabou de me contar esse história em 07/04/2020. Vovó tem 80 anos de muita saúde e paz.
    Um abraço, Primo!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bacana, Paulo, por nos ter acessado. João Baé foi muito amigo e gostava de conversar com meu pai Pedro Salviano. Hoje, uma parte da propriedade que foi de meu pai, o Umbuzeiro, foi comprada por ele (João Baé) e que agora é dos herdeiros dele, porém, está arrendada a sobrinhos de meu pai.

      Excluir
  2. Belo registro! Descendo também do velho Chico Antônio! A quem pertence hoje a fazenda Umari?

    ResponderExcluir
  3. Bela homenagem! A quem pertence hoje a Fazenda Umari?

    ResponderExcluir
  4. Olá, Rilder, tudo bem, colega jornalista, aliás trabalhei com seu irmão, o também jornalista Rildécio Medeiros, na TVU. A fazenda Umari hoje pertence aos herdeiros de João Baé, mais precisamente administrada por "Novo", que dever ter o nome do pai. Que bom saber que você tem descendência na região. Além de Francisco Antônio de Medeiros, a fazenda Umari tem procedência de Cosme Pereira Costa, descendente dos Tomas Pereira de Araújo, meu tetra avô, do lado do meu pai Pedro Salviano de Araújo.

    ResponderExcluir
  5. Esclarecendo, melhor: meu tetra avô, Cosme Pereira!

    ResponderExcluir
  6. Boa tarde ! João baé do UMARI , vem ser primo do meu avô Derossi S. Da Nóbrega , este neto tataraneto de Cosme Pereira Costa , e neto de Janúncio Salustiano Da Nóbrega, da fazenda Pedreiras .... caicó RN !

    Muito bacana as histórias a tradição mantida pelos descendentes 🇵🇹🇧🇷

    ResponderExcluir

Copyright © AssessoRN.com | Suporte: Mais Template