acesse o RN blog do jornalista João Bosco de Araújo [o Brasil é grande; o Mundo é pequeno]

domingo, 22 de julho de 2012

Por uma vida mais saudável, divinos ócios

por Paulo Tarcísio Neto
Medicina – UFRN / paulo.tarcisio.na@gmail.com  

Segundo alguns filósofos gregos, o ser humano deveria dividir seu tempo diário basicamente em 3 partes: 1/3 para o ócio, 1/3 para o negócio e 1/3 para o sono.  Na atualidade, no entanto, a palavra “ócio” tomou uma proporção que Platão e companhia não esperavam, tornando-se algo muito mais desgastante que construtor para o homem.

“Negócio” significa, literalmente, a “negação do ócio”.  Negócio para os gregos era todo aquele trabalho que realizávamos para o “mundo externo”. Por exemplo, se tenho uma empresa e nela ganho dinheiro durante 8 horas por dia, realizo nela um negócio. Daí evoluiu o termo hoje empregado nos comércios.

O problema é que na atualidade “ócio” é sinônimo de “não fazer nada”. Esse é um dos maiores males pro corpo e pra alma humana. Não é à toa, nem muito menos tolo, o ditado que diz que “cabeça vazia, panela do diabo”. Se o homem não ocupa seu tempo de ócio com atividades construtivas, ele será completamente tomado por atividades viciosas e destrutivas, de modo que, após cada período de ócio, o indivíduo estará ainda mais cansado do que antes e sua vida entra num ciclo vicioso até que se chegue a um stress doentio. 

Precisamos,  para conservar nossa saúde, ter períodos de descanso,  mas de descansos verdadeiros,  de “divinos ócios” que nos construam e não que nos destruam. Uma boa caminhada na praia, num parque, ter um momento de lazer com a família nos constroem; ter um hobby, algo que fazemos com ritmo e com prazer, também nos ajuda a manter a mente sã e, por conseguinte, o corpo são.  Noites mal dormidas, horas em frente da televisão e encontros com familiares e amigos para brigar ou falar da vida alheia não são descansos, mas vícios.

É necessário aprender a diferenciar o cansaço da mente e o do corpo. Após uma longa jornada de estudo ou de qualquer trabalho que não seja braçal, quem está cansada é a nossa mente; nessas horas, 30 minutos de qualquer atividade física torna-se tão agradável sândalo que, aquele que se esforça para criar esse hábito, dificilmente consegue se livrar dele. Por uma vida mais saudável, divinos ócios.
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © AssessoRN.com | Suporte: Mais Template