acesse o RN blog do jornalista João Bosco de Araújo [o Brasil é grande; o Mundo é pequeno]

quinta-feira, 26 de julho de 2012

4º Encontro 2012 das Famílias Antônio e Salviano

Confraternização ocorre neste sábado (28), a partir das 10h no Clube Pingo D'Água, em Caicó

Foto do primeiro em 2008: arquivo assessorn.com
Familiares das raízes do Umbuzeiro, comunidade rural do município de Caicó, realizarão neste sábado (28), o 4º Encontro dos Antônio e Salviano que acontece no Clube Pingo D'Água, a partir das 10 horas. O evento será animado por Rodolfo Lopes e Belezinha e este ano também com a participação dos dois filhos de Jorge de Estela, “Heitor e Hugo”, membros das duas famílias. Embora seja uma dupla de forrozeiros, a carreira se inicia separada: Heitor toca na Banda Forró Suado e Hugo na Banda Amasso.

Na abertura do encontro, o padre Gerlúcio Medeiros e o pastor Flávio Costa darão uma mensagem com as bênçãos da confraternização. Os dois religiosos também são integrantes dos Antônio e Salviano.

O primeiro reencontro das duas famílias ocorreu em 2008, a partir de um projeto idealizado pelo Cabo Sidney e este blogueiro-jornalista, sempre realizado no último sábado da Festa de Sant’Ana de Caicó. A confraternização reúne familiares que residem na localidade e em Caicó, além dos que moram distantes, como Arcoverde, em Pernambuco, Fortaleza (CE), e outros estados.

Nesses cinco anos, apenas em 2010 não houve o evento, entre os motivos a morte de Vítor Costa, neto dos Salviano-Antônio. Agora em 2012 também quase não seria realizado, porque nas vésperas do reencontro faleceu a esposa de Marcelino Antônio, Cristina, que aos 91 anos era uma das mais antigas ainda vivas da família. O marido Marcelino, filho de Manoel Antônio, está com 94 anos de idade. Outro membro da família das raízes do Umbuzeiro ainda vivo é Ozério que mora em Caicó e completou 96 anos este ano. Em 2009, o evento foi realizado com a celebração dos 100 anos de nascimento de Francisco Salviano, aposentado do Dnocs, falecido um ano depois.

Raízes

As origens do Umbuzeiro, localidade rural distante cerca de 30km de Caicó, situada ao lado da Fazenda Pedreira, datam de quase dois séculos atrás, com o casamento de Aninha, saída da Pedreira, com Vicentinho Ferreira vindo do Piauí, vaqueiro de Cosme Pereira do Umari. As famílias Salviano e Antônio vêm da segunda geração do casal, ou seja, Virgínia Ferreira casada com ”Salviano” José de Araújo, e Manoel ”Antônio” Costa, casado com Bertoleza, primos legítimos e netos de Aninha e das raízes mais próximas do Umbuzeiro.   

Serviço
IV Encontro Famílias Antônio e Salviano
Local: Clube Pingo D'Água
Horário: a partir das 10h
Dia: 28/07/2012
Atrações: Rodolfo Lopes e Belezinha com a participação da dupla Heitor (da Banda Forró Suado) e Hugo (Forró Amasso)


©2012 www.AssessoRN.com | Jornalista Bosco Araújo
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © AssessoRN.com | Suporte: Mais Template