acesse o RN blog do jornalista João Bosco de Araújo [o Brasil é grande; o Mundo é pequeno]

quarta-feira, 2 de maio de 2012

Milhares de pessoas prestigiaram o Dia do Trabalhador SESC-RN

Realizados ontem (1º) pelo SESC para celebrar data, eventos atraíram milhares de pessoas que desfrutaram de serviços gratuitos oferecidos em diversas áreas

Fotos por assessoria: divulgação
Para alguns, foi dia de praticar esportes; para outros, um dia de lazer; teve ainda quem aproveitou para emitir e atualizar documentos, ou para cuidar da saúde. Houve ainda quem fez tudo isso num dia só. O Dia do Trabalhador promovido pelo Sistema Fecomércio/RN por meio do SESC entrou para a história do Rio Grande do Norte como o maior evento em comemoração ao 1º de maio realizado no Estado. Só na Praça Cívica – onde aconteceu a programação de destaque em Natal –, passaram cerca de 25 mil pessoas. Em Mossoró, Caicó e no
SESC Balneário (Ponta Negra), o público chegou a 19 mil.  

Foram disponibilizados serviços nas mais diversas áreas, como saúde, nutrição, esportes, lazer, recreação infantil, cultura e emissão de documentos. “É uma prestação de contas para a sociedade e um presente para os trabalhadores”, classificou o presidente do Sistema Fecomércio, Marcelo Queiroz. A farmacêutica Maria de Fátima, que levou o filho pequeno para aproveitar os serviços oferecidos, era só elogios. “Esse evento valoriza o ser humano, porque aborda todos os aspectos da vida: saúde, educação, cultura, lazer. E isso é importante para o desenvolvimento da pessoa”.

Corrida do Comerciário movimentou Natal

Atletas heterogêneos – incluindo crianças, adolescentes, adultos, idosos e portadores de necessidades especiais – preencheram o trecho da Av. Prudente de Morais que entorna a Praça Cívica para participar da tradicional Corrida do Comerciário. A abertura foi às 16h com a inédita Corrida Infantil, da qual participaram 150 pequenos entre 7 e 11 anos.

Em seguida, largaram os 1.500 atletas inscritos nos percursos de 5, 10 e 21 km (meia maratona). Segue a lista dos primeiros lugares:

5 km comunidade masculino: André Carlos Mariano de Lima
5 km comerciário masculino: Josinaldo da Silva Julião
5 km comerciário feminino: Telma Lúcia da Silva
5 km comunidade feminino: Gerlane Alves da Silva
10 km comunidade masculino: Severino Santos Melo
10 km comerciário masculino: Anderson Dantas de Araújo
10 km comunidade feminino: Sandra Maria da Silva
10 km comerciário feminino: Adriana Melo

Categoria Especial: Pablo Gustavo Ferreira

Em virtude de problemas decorrentes da cronometragem registrada pelos chips – inseridos nos kits entregues a todo atleta –, houve um atraso na divulgação do resultado da meia maratona (21 km). Para evitar possíveis erros e injustiças, a organização levantou criteriosamente as informações, junto à Federação Norteriograndense de Atletismo, para obter o resultado definitivo.

Seguem abaixo os primeiros lugares da categoria, conhecidos no dia seguinte à Corrida (02/05):
Masculino

1º Eudes Vieira Barbosa
2º Francimario Jeronimo Feitosa Gomes
3º Gilsomar SIlva do Nascimento
Feminino
1º Ivonete Marroque Emiliano
2º Vanusa Tereza Bezerra BArreira
3º Maria Izabel Vidal da SIlva

Público lotou Praça Cívica em Natal


“Um dia de cidadania”, resumiu o diretor regional do SESC, Laumir Barrêto. As cerca de 25 mil pessoas que foram à Praça Cívica, localizada no bairro de Petrópolis, em Natal, contaram com uma gama diversificada de atividades das 8h às 16h. Em saúde, foram mais de 6 mil atendimentos, sendo 3.500 só de higiene bucal. No Pavilhão da Cidadania, um dos setores mais procurados, foram emitidos cerca de 1.200 documentos, entre carteiras de identidade, de trabalho e título de eleitor. A elaboração de carteiras do SESC também esteve disponível, sendo absorvidos mais de 100 novos associados.

O Espaço Beleza do Senac também registrou grande movimentação de pessoas, que aproveitaram para cortar cabelo, fazer unhas e sobrancelhas e se maquiar. Além disso, os participantes contaram com atividades e oficinas culturais, recreação infantil e BiblioSESC (biblioteca itinerante que possibilita empréstimo
de livros). Para encerrar, a banda potiguar Chico Preto Samba Jazz botou todo mundo pra sambar a partir das 19h.

Saúde itinerante

Durante o evento na Praça Cívica, foi apresentada à população a Unidade Móvel SESC Saúde da Mulher, uma iniciativa pioneira desenvolvida pelo Departamento Nacional (DN) do SESC exclusivamente para o RN. “Esse projeto é fruto de uma solicitação nossa feita há mais de dois anos. O DN assumiu o desafio e, hoje, temos a satisfação de entregar esta bela unidade”, comemora Marcelo Queiroz.

A unidade itinerante percorrerá diversos municípios potiguares oferecendo serviços de enfermagem, exames preventivos como o Papanicolau, ultrassonografia e mamografia para o público feminino. Além disso, uma equipe fixa realizará nas cidades ações educativas em saúde, com orientações e distribuição de material informativo.

“Vamos reforçar o sistema de saúde do Estado fazendo o diagnóstico de agravos como o câncer de mama e de colo de útero”, informou, durante a solenidade, o gerente de saúde do DN do SESC, Irlando Moreira. O projeto piloto começa a funcionar já na segunda quinzena de maio na cidade de Extremoz. 




Gerência de Comunicação
e Marketing do SESC RN
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © AssessoRN.com | Suporte: Mais Template