acesse o RN blog do jornalista João Bosco de Araújo [o Brasil é grande; o Mundo é pequeno]

quarta-feira, 7 de março de 2012

Saúde: Anvisa discute com estados e cidades preparação para a Copa 2014

Em Natal no RN, o evento está agendado para os dias 23 e 24 de abril

A equipe da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) envolvida na preparação das atividades de vigilância sanitária para a Copa Fifa 2014 está visitando as 12 cidades sede do evento para discutir os planos de ação em cada localidade. O objetivo é reunir as áreas ligadas à segurança sanitária do estado e município para definir as iniciativas relacionadas a serviços de saúde, alimentação, hospedagem e outros pontos importantes para garantir a saúde da população e dos turistas que vão circular pelo país durante o evento. Estes encontros devem contar também com a presença dos secretários de saúde do estado e do município.

De acordo com a coordenadora do grupo de eventos de massa da Anvisa, Denise Resende, a estratégia tem mostrado o comprometimento dos estados e cidades com a preparação da área de saúde para a realização de grandes eventos. “Estamos conseguindo consolidar os planos de ações para cada cidade que será sede da Copa 2014”, destacou Denise.

A última visita, encerrada nesta terça-feira (6), contou com a presença do secretário Estadual de Saúde do Rio Grande do Sul, Ciro Simoni, que destacou o trabalho que está sendo feito localmente para que a ações entre os estado e a capital gaúcha sejam feitas de forma integrada e sem sobreposição de atividades.

O plano inicial para a atuação das áreas de vigilância sanitária foi definido no último mês de outubro, durante um encontro na cidade do Recife (PE). Nesta etapa, as questões específicas de cada sede serão avaliadas e distribuídas de acordo com a responsabilidade das vigilâncias sanitárias do estado e do município e dos Laboratórios Centrais de Saúde Pública.

Até o momento, três cidades já participaram desta atividade: Fortaleza, Curitiba e Porto Alegre. Todas as medidas relativas a preparação para a Copa serão acompanhadas por meio de um software específico para o gerenciamento de risco chamado Risk Manager. A preparação da área de saúde no Brasil para a Copa do Mundo está sendo acompanhada pela Câmara Temática da Saúde, coordenada pelo Ministério da Saúde.

A próxima reunião da Câmara está marcada para os dias 12 e 13 de abril, em Brasília.

Confira a agenda de encontros:

Fortaleza (CE) - 13-14/02
Curitiba (PR) - 28-29/02
Porto Alegre (RS) - 5-6/03
Cuiabá (MT) - 8-9/03
Belo Horizonte (MG) - 19-20/03
Salvador (BA) - 22-23/03
Brasília (DF) – 10/04
Recife (PE) - 12-13/04
Manaus (AM) - 18-19/04
Natal (RN) - 23-24/04
Rio de Janeiro  (RJ) - 26-27/04
São Paulo (SP) – em fase de agendamento


Ascom / MS


Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © AssessoRN.com | Suporte: Mais Template