acesse o RN blog do jornalista João Bosco de Araújo [o Brasil é grande; o Mundo é pequeno]

domingo, 25 de março de 2012

Professor Edesio Fernandes apresenta seminários em Natal

Foto:divulgação
O Departamento de Políticas Públicas do CCHLA-UFRN, realiza, na quarta, 28 de março, às 9h, no Auditório da Reitoria (UFRN), o Seminário com Edesio Fernandes. Na ocasião, será também lançada a segunda edição do livro Brasil Urbano, publicado pela editora Mauad X. Com o título "O Direito à Cidade em Lefebvre", o professor Edesio irá ministrar uma palestra, seguida de debate com o público presente. O termo, que já virou slogan para acadêmicos, políticos, técnicos de governo e ativistas sociais, tem, na sua origem, ou na formulação do filósofo e sociólogo francês, Henri Lefebvre, que o imortalizou, significado bem mais profundo e complexo do que aquele que, banalizado, tem se tornado parte do senso comum.

A palestra será proferida por um dos mais reconhecidos pensadores sobre o Desenvolvimento Urbano e o Direito Urbanístico, na atualidade, no mundo, que discutirá os significados atribuídos ao termo, mas também indicará os caminhos necessários para que esses significados se materializem, assim promovendo uma maior justiça social num mundo que é hoje, e cada vez mais, urbano.

O evento é coordenado pelo professor Márcio Moraes Valença e tem também o apoio do Programa de Pós-Graduação em Estudos Urbanos e Regionais. A entrada é franca.

Inscrições: lista de assinatura no local, com emissão de certificados eletrônicos, contabilizando 4h de atividades complementares. ( www.cchla.ufrn.br/dpp )

Lançamento 2ª edição do livro:

BRASIL URBANO
Editores: Edesio Fernandes e Márcio Moraes Valença
Editora MAUAD X
Local: Hall do Auditório da Reitoria da UFRN
Dia: quarta-feira, 28 de março
Hora: 11h30

Divulgação - clique para ampliar
Outros eventos em Natal com EDESIO FERNANDES:

Quinta, 29 de março, no Auditório da OAB-RN:

19h00 - Palestra de Edesio Fernandes sobre A nova ordem urbanística a partir da Constituição Federal e do Estatuto da Cidade.

19h30 -  Lançamento do livro Meio ambiente e moradia: direitos fundamentais e espaços especiais na cidade, de Marise Costa de Souza Duarte.

Sexta, 30 de março, no Auditório da OAB-RN:

9h00 - Debate com Edésio Fernandes sobre Desafios atuais à efetivação do Direito à moradia no contexto dos megaeventos.

Sobre EDESIO FERNANDES


Bacharel em Direito (UFMG), Especialista em Urbanismo (UFMG); Mestre (LL.M. in Law in Development, Warwick University) e Doutor em Direito (Ph.D., Warwick University). Atualmente, é professor universitário, associado a vários departamentos: Institute of Housing and Urban Studies em Rotterdam (Holanda), Development Planning Unit/DPU da University College London (Inglaterra), Lincoln Institute of Land Policy (Cambridge MA, EUA), bem como professor visitante em diversas universidades brasileiras (Mestrado em Urbanismo da PUC-Campinas; Mestrado em Gestão de Cidades da PUC-Minas; e Especialização em Revitalização Urbana e Arquitetônica da Escola de Arquitetura e Urbanismo da UFMG).

É o coordenador do IRGLUS - International Research Group on Law and Urban Space, um dos parceiros do Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos (UN-HABITAT) e um dos Grupos de Trabalho da International Sociological Association. Tem mais de 20 livros e dezenas de artigos publicados sobre: direito urbanístico e ambiental; reforma fundiária, mercados informais e programas de regularização fundiária; descentralização, gestão urbana e metropolitana; preservação do patrimônio cultural; acesso à justica, direitos humanos e sociologia do direito. Tem ampla experiência como consultor, realizando trabalhos em muitos países, para o Banco Mundial, Cities Alliance, UN-HABITAT, UNDP, Unesco, DfID, OSCE etc.


Assessoria Imprensa do CCHLA-UFRN

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © AssessoRN.com | Suporte: Mais Template