acesse o RN blog do jornalista João Bosco de Araújo [o Brasil é grande; o Mundo é pequeno]

terça-feira, 20 de março de 2012

Priorizar compromissos e escolher caminhos alternativos para reduzir o estresse no trânsito

Problemas comuns que muitas pessoas enfrentam diariamente: trânsito congestionado, estresse, ansiedade e horas perdidas. É o que sentia o bancário Wesley Silva, que levava uma hora e meia para chegar ao trabalho. Wesley conta que não aguentava mais os engarrafamentos: "Um dia ruim, com trânsito muito congestionado, causava nervosismo. Eu acabava chegando atrasado ao trabalho. Não tinha um rendimento bom porque já chegava estressado com o trânsito. Ia para casa super cansado e isso me levou a vender o carro e trocar pela moto", afirma.

Para reduzir os efeitos do estresse, a psicóloga Estefânia Zanotta, do Grupo Hospitalar Conceição, no Rio Grande do Sul, ligado ao Ministério da Saúde, sugere organizar melhor o tempo e checar se realmente todos os compromissos devem ser feitos naquele dia. Além disso, a especialista orienta conhecer a rota que se vai percorrer e estudar caminhos alternativos para evitar imprevistos.

Segundo a psicóloga, o estresse constante pode causar um problema frequente que é a síndrome de Burnout, com esgotamento físico e mental da pessoa.
"A síndrome de Burnout pode aparecer especialmente em pessoas que passam muitas horas no trânsito ou em motoristas que lidam com isso todos os dias. Pessoas expostas a situações estressantes durante muito tempo também podem sofrer. Imunidade e questões físicas começam a se alterar em função desse estresse constante. É muita liberação de adrenalina, o que pode interferir na saúde física e mental."

A psicóloga Estefânia Zanotta explica que o estresse pode ser um indicador importante de que algo não está bem. É preciso estar atento às questões pessoais e não só externas. A especialista explica que se a pessoa já sai atrasada de casa ou furiosa porque brigou com alguém, isso também vai interferir nas reações dela na hora de pegar o trânsito. [por Hortência Guedes - Ascom/MS]
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial
Copyright © AssessoRN.com | Suporte: Mais Template