acesse o RN blog do jornalista João Bosco de Araújo [o Brasil é grande; o Mundo é pequeno]

quarta-feira, 28 de março de 2012

Lei da Entrega: Empresas deverão agendar data e turno para entrega de produtos ou serviços

Empresas fornecedoras de bens e serviços serão obrigadas a fixar data e turno para entrega de produtos adquiridos ou realização de serviços aos consumidores. A proposta, relatada pelo deputado Felipe Maia (DEM-RN), foi aprovada na Comissão de Defesa do Consumidor, nesta quarta-feira (28). De acordo com o projeto, chamado Lei da Entrega, o fornecedor deve oferecer a opção de agendamento no ato da contratação, assegurando ao consumidor o direito de escolher uma data entre as sugestões apresentadas pela empresa.

“Muitas vezes os compradores ficam reféns das lojas aguardando a entrega de produtos ou esperando profissionais para realizarem algum serviço. Então, o projeto dá a garantia legal de que no momento da aquisição do produto ou serviço se saberá a data e o turno da entrega”, explicou o parlamentar.

De acordo com pesquisa realizada pelo instituto Zogby Ibope, em 2011, os brasileiros perdem R$ 505,00 por ano enquanto aguardam por serviços em domicílio. O valor equivale a três dias de trabalho perdidos na espera por entregas. Entre os entrevistados, 25% tiveram de remarcar compromissos pessoais e 26% se ausentaram em horário de trabalho.

“O projeto atende os anseios de tantos consumidores que perdem horas na espera de produtos ou profissionais em suas casas. É uma proposta que protege o lado mais vulnerável da relação comercial e garante o respeito no mercado de consumo”, disse o deputado.

O projeto define turnos para a realização das entregas e concede ao consumidor a possibilidade de, em caso do não cumprimento da data e turno ajustados, procurar respaldo legal. Dessa forma, o fornecedor fica sujeito à aplicação de sanções administrativas ou penais.

“Estabelecemos turnos com horários elásticos para atender também os fornecedores, em caso de imprevistos na trajetória da entrega. Afinal, o legislador deve estar com os olhos voltados para a sociedade, utilizando os instrumentos da lei para alcançar o ideal de justiça nas relações de consumo”, afirmou Felipe Maia.

O deputado fala sobre o assunto no vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=y92fVcuUjYM&feature=youtu.be


Por Assessoria de Imprensa


Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © AssessoRN.com | Suporte: Mais Template