acesse o RN blog do jornalista João Bosco de Araújo [o Brasil é grande; o Mundo é pequeno]

sexta-feira, 9 de março de 2012

Entidades promovem debate sobre a fruticultura no RN e esperam maior participação governamental

Foto por assessoria: divulgação
Discutir os rumos da fruticultura no Rio Grande do Norte e os gargalos que ainda afligem o empresariado rural foram os temas do debate e da dinâmica de grupo promovidos durante toda esta quinta-feira (08), na sede do Sebrae de Mossoró, no evento “Agenda de Desenvolvimento da Agricultura Potiguar”.

Organizado pelo Sebrae, Comitê de Fitossanidade do Rio Grande do Norte (Coex), Sistema Faern/Senar e Sindicato dos Produtores Rurais de Mossoró e Baraúnas, o evento tratou sobre o futuro da fruticultura potiguar, a sua participação na balança comercial e o que os empresários do setor esperam dos governantes para os próximos anos.


“Foi um encontro para afinarmos o nosso discurso de que desejamos uma fruticultura forte e competitiva. Uma atividade que gera emprego e renda para o Estado e que merece um maior cuidado por parte de nossos gestores públicos”, ressaltou o presidente do Sistema Faern/Senar, José Álvares Vieira.

No evento, que também contou com a participação do presidente do Coex, Francisco Segundo de Paula, do diretor técnico do Sebrae, João Hélio Cavalcanti e do presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Lajes e vice-presidente eleito da Federação da Agricultura do RN, César Militão, foi organizado uma dinâmica de grupo, formada pelos citados acima e diversos produtores de frutas que compareceram ao encontro.

Gargalos

Formulada e conduzida pelo instrutor do Sebrae, Rafael Demétrius, o debate serviu para apontar os pontos positivos e negativos do setor e também para direcionar forças para as possíveis soluções para a fruticultura. “Discutimos, em várias mesas separadas por grupos, como é a realidade do setor, os seus problemas e as soluções que devem ser tomadas para um futuro promissor. Apontamos como um dos gargalos, a questão do porto de Natal e a sua distância dos pólos fornecedores da fruta, que ficam quase que exclusivamente na região Oeste do RN. Também comentamos sobre a divulgação dessa atividade, que ainda é muito pouca e restrita”, enfatizou José Vieira.

De acordo com Segundo de Paula, do Coex, a reunião desta quinta-feira também serviu para traçar um plano estratégico para ser apresentado ao Governo Estadual. “Com o debate, pretendemos criar uma verdadeira agenda de ações que poderão ser feitas pelo governo para dar um maior incentivo a produção e, consequentemente, a economia do Rio Grande do Norte”, explicou o presidente do Coex.

De acordo com José Vieira, da Faern/Senar, todos os pontos debatidos na reunião de Mossoró são fundamentais para se entender a situação do setor e vislumbrar as saídas para o sucesso. “Conversamos sobre assuntos que todo o empresariado rural sabe. Debatemos as soluções possíveis para um setor importantíssimo de nossa economia. Agora é agrupar todos esses apontamentos e levarmos para o conhecimento de nossas autoridades públicas. Com uma boa parceria entre empresariado e governo, tenho certeza absoluta que todo o RN sai ganhando. E a nossa economia rural agradece”, finalizou Vieira. [por assessoria]
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © AssessoRN.com | Suporte: Mais Template