acesse o RN blog do jornalista João Bosco de Araújo [o Brasil é grande; o Mundo é pequeno]

segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

Incêndio do mercado da Rio Branco no Carnaval de 1967

O jornalista Luiz Gonzaga Cortez relembra, em seu blog, do incêndio que destruiu o mercado público de Natal, há 45 anos, no carnaval de 1967. Fato que marcou a vida comercial da capital do Estado, com a falência de alguns comerciantes e por sua vez o crescimento de outros, como os futuros donos do supermercado Nordestão, empreendimento que se estabeleceu na principal rede local do ramo e ainda em expansão, mesmo com a chegada na cidade de grande cadeia nacional, e multinacional, de lojas de supermercados. Só para lembrar, nessa época do grande incêndio do mercado, o prefeito era o hoje deputado estadual, o jornalista Agnelo Alves. Confira, abaixo, o que disse Cortez:


O velho mercado do centro de Natal

Foto: João Maria Cortez Gomes
Foto feita por João Maria Cortez Gomes, na manhã do domingo de carnaval de 1967, após o grande incêndio que destruiu o Mercado Público Municipal, localizado no terreno onde hoje é a agência do Banco do Brasil da Cidade Alta, centro de Natal. O incêndio começou no inicio da noite de sábado, por volta das 19 horas, quando este redator estava caminhando na avenida Rio Branco, em direção à antiga Escola Industrial, esquina com a rua Professor Zuza.

O incêndio destruiu totalmente o prédio que abrigava mais de 100 pontos comerciais no seu interior, além de levar a falência diversos comerciantes. A Prefeitura vendeu o terreno ao Banco do Brasil e o comércio em mercados públicos entrou em decadência. Quase quatro anos depois surgiu o primeiro supermercado em Natal, o Nordestão, na avenida Dois, no Alecrim.
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © AssessoRN.com | Suporte: Mais Template