acesse o RN blog do jornalista João Bosco de Araújo [o Brasil é grande; o Mundo é pequeno]

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Câmara concede título de cidadão natalense ao professor Enilson Araújo

Homenageado tem dedicado sua trajetória pessoal e profissional a construir um projeto de sociedade que orgulha inúmeras gerações futuras

Crédito foto: Sérgio Henrique
Nesta terça-feira (28), a Câmara Municipal de Natal (CMN) presta uma homenagem ao professor e diretor do IFRN, Enilson Araújo Pereira. O Legislativo municipal realiza uma Sessão Solene e concede ao professor Enilson, o Título de Cidadão Natalense. A solenidade ocorre às 11 horas no Auditório do IFRN - Campus Natal Central e foi proposta pelo vereador George Câmara (PCdoB).

Segundo o vereador George Câmara, a ideia é homenagear um exemplo de ativismo social e sindical, sempre apto a lutar pela melhoria da nossa educação e, por conseguinte, nossa sociedade. Para o parlamentar comunista, o professor Enilson Araújo é “uma personalidade referencial quando o assunto é o debate sobre a educação federal tecnológica no Rio Grande do Norte”.

Para George, “Enilson apresenta um vasto currículo de prestação de serviços à educação profissional e científica não só no estado, mas em todo o país”. E reitera: “nada mais justo que conceder um título a quem tanto contribuiu e contribui para o fortalecimento da democracia e do desenvolvimento humano e social, mas também, para a formação e o crescimento de inúmeras gerações de profissionais tecnicistas.”

Sobre Enilson Araújo Pereira


Enilson Araújo nasceu no ano de 1956, em 15 de outubro (dia do Professor) em Nova Floresta - Paraíba. Em 1987 foi aprovado em processo seletivo para professor de Física da Escola Técnica Federal do Rio Grande do Norte (ETFRN). Foi Coordenador do Laboratório de Física e Presidente da Associação dos Servidores (ASSETFRN).

Em 1990, a ASSETFRN exercia fortemente o papel de Sindicato. Como presidente da entidade contabilizou uma vitória importante através da ação judicial do Plano Bresser, que incorporou cerca de 89% aos salários dos servidores. Com a ajuda de vários companheiros, Enilson fez parte da comissão provisória para a fundação da primeira Seção Sindical do SINASEFE na Escola. Organizou o primeiro Congresso Nacional do Sindicato para a aprovação do estatuto e fundação do Sindicato Nacional. Foi eleito 2º Vice-Presidente Nacional, atuando em vários movimentos reivindicatórios como planos de carreira (PUCCRES) e Regime Jurídico Único dos Servidores Públicos Federais (Lei 8.112). Enilson Araújo liderou várias greves durante os governos de Itamar Franco e Fernando Henrique Cardoso.

Foi Coordenador de Capacitação do Departamento de Recursos Humanos, liderando o maior processo de formação da ETFRN com planos de mestrados e doutorados para docentes e técnicos administrativos. Em 2004, foi eleito Diretor da Unidade Sede do CEFET-RN, com o apoio de toda a comunidade, inclusive dos servidores aposentados. Em 2007, foi reeleito para mais um mandato de quatro anos como Diretor da Unidade Sede.  Em 2009, com a transformação do CEFET-RN em Instituto Federal, foi nomeado Diretor Geral do Campus Natal Central do IFRN.

A partir de 2010, com a transferência da Reitoria para sua sede própria, a gestão do Campus Natal Central passou a gozar de autonomia, acarretando mais energia para a sua administração. Com essa nova institucionalidade, e após ter sido capacitado em gestão pública pela ENAP (Escola Nacional de Administração Pública) Enilson implementou uma gestão participativa no Campus Natal Central.

Para quaisquer esclarecimentos favor entrar em contato através dos telefones:
Mandato Comunista: (84) 3201-1336 / Vereador George Câmara: (84) 9983-6468


Assessoria de Comunicação
84) 9138 8141 (Arthur Varela)
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © AssessoRN.com | Suporte: Mais Template