acesse o RN blog do jornalista João Bosco de Araújo [o Brasil é grande; o Mundo é pequeno]

terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Lancheira saudável na volta às aulas

Pais devem ficar de olho no lanche das crianças para garantir alimentação saudável

As aulas voltaram e junto com elas a preocupação dos pais de montar a lancheira das crianças com alimentos saudáveis e apetitosos. O Ministério da Saúde intensificará, em 2012, as ações de promoção à saúde, prevenção e controle da obesidade em escolas públicas do país. A iniciativa vai envolver 11 milhões de alunos com idade entre cinco e 19 anos e faz parte da primeira edição da Semana de Mobilização Saúde na Escola, que acontecerá em março nos municípios que fazem parte do Programa Saúde na Escola (PSE). O tema de trabalho prioritário para este ano será “Prevenção da Obesidade na Infância e na Adolescência”.
 
Pesquisa de Orçamento Familiar (POF), realizada entre 2008/2009 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mostra que uma em cada três crianças com idade entre cinco e nove anos estão com peso acima do recomendado pelo Ministério da Saúde e pela Organização Mundial da Saúde (OMS). O índice de jovens de 10 a 19 anos com excesso de peso passou de 3,7%, em 1970, para 21,7%, em 2009.


Segundo a coordenadora geral de alimentação e nutrição do Departamento de Atenção Básica do Ministério da Saúde, Patrícia Jaime, os números da pesquisa do IBGE são preocupantes. Ela ensina que montar um lanche balanceado para os pequenos não é complicado. Segundo a nutricionista, para garantir energia suficiente para as crianças brincarem no recreio e ainda voltarem à aula com disposição, o lanche deve ser saudável e composto por nutrientes adequados. “Uma criança entre quatro e seis anos precisa de aproximadamente de 250 calorias consumidas. Isso equivale a uma fatia pequena de um bolo simples, uma porção de uma fruta, como a laranja, ou meia pêra. Já crianças na faixa etária entre seis a nove anos devem consumir aproximadamente 300 calorias. O que significa, por exemplo, um salgado assado, um enroladinho de queijo pequeno ou um copo de mate gelado”.

João Paulo Alarcão, gestor de tecnologia da informação do Datasus, conta que sempre se preocupou com o lanche do filho Rafael, de cinco anos. “A mãe dele e eu somos os responsáveis por preparar a refeição. Tentamos escolher alimentos saudáveis e que não estraguem facilmente. A gente costuma colocar na lancheira frutas cortadas, sucos naturais e alimentos balanceados que possuam boa conservação. Nossa principal preocupação é que ele tenha uma boa alimentação, dentro e fora da escola, desde criança. Quando ele não leva o lanche de casa é porque vai ter algum tipo de comemoração, com lanche oferecido pela escola”.

Para quem não tem consegue montar a lancheira do pequeno em casa, é possível conseguir uma alimentação adequada na cantina da escola. A coordenadora geral de alimentação e nutrição do Departamento de Atenção Básica do Ministério da Saúde, Patrícia Jaime, explica que os pais devem orientar os filhos quanto ao tipo de alimento ideal e dá algumas dicas importantes: “Deve-se evitar bebidas açucaradas, incluindo refrigerantes e os sucos industrializados que contém muito açúcar. O indicado é consumir o suco natural ou mesmo uma porção da própria fruta. Os salgados devem ser assados e em quantidade balanceada, já que o lanche na escola é só uma parte das calorias que as crianças consomem durante o dia”.

Saúde nas Escolas - As ações do Programa Saúde na Escola são desenvolvidas por equipes de Saúde da Família ligadas à Unidade de Saúde Básica (UBS), que se deslocarão até a escola para examinar as crianças e desenvolver práticas educativas de promoção, prevenção e avaliação das condições de saúde. “A manutenção do peso adequado desde a infância é um dos principais fatores para a prevenção de doenças na fase adulta”, explica a coordenadora do Programa Saúde da Família, Raquel Turci. Neste ano também serão programadas visitas da comunidade às Unidades Básicas de Saúde, ação prevista dentro da estratégia Saúde Mais Perto de Você. [Ascom/MS]
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © AssessoRN.com | Suporte: Mais Template