acesse o RN blog do jornalista João Bosco de Araújo [o Brasil é grande; o Mundo é pequeno]

quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Doação de ossos traz qualidade de vida

No Dia Nacional da Doação de Órgãos, o Into, Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia, chamou atenção para uma questão pouco conhecida: o transplante de ossos. Quando o assunto é doação, órgãos, sangue e até mesmo o leite materno são os itens mais lembrados pela população.

O que muita gente desconhece é que a doação de tecido músculo-esquelético é possível. Ossos, tendões e cartilagens, presentes nas articulações do joelho, são essenciais para levar qualidade de vida, melhoria da auto estima e capacidade produtiva a inúmeros pacientes que necessitam de implantes, enxertos e restaurações para ter uma vida normal.

O chefe da Divisão de Transplantes de Multitecidos do Into, Rafael Prinz, explica que são inúmeros os benefícios. "Esse tipo de doação é valiosa para pacientes infantis com deformidades congênitas ou deformidades nos pés e até na coluna vertebral. É importante a utilização do banco de tecidos nessa questão, pois fornece uma quantidade de tecido ósseo suficiente para essas cirurgias. Pacientes com tumores, pacientes com sequelas diversas relacionadas a traumas complexos também são beneficiados porque."

Todos os anos, muitos pacientes são beneficiados por cirurgias de transplante ósseo no Into. Em 2011, até o mês corrente, cerca de 104 pessoas resgataram a qualidade de vida que anteriormente consideravam perdidas. Para ser um doador de ossos e tecidos, é importante comunicar esta vontade à família. A cirurgia para retirada do osso pode ser feita somente com a autorização de parente próximo ou representante legal do doador. [Confira aqui a matéria pela Web Rádio Saúde por Alexandre Penido]
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © AssessoRN.com | Suporte: Mais Template