acesse o RN blog do jornalista João Bosco de Araújo [o Brasil é grande; o Mundo é pequeno]

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Presídio Nelson Hungria no RJ recebe exposição sobre DST e Aids

Esta é a sétima unidade do Complexo Penitenciário de Gericinó por que passam a mostra e o concurso de cartuns

Foto:divulgação
Nesta terça-feira (9), às 11h, o Centro Cultural do Ministério da Saúde (CCMS) inaugurou a exposição I Festival Internacional de Humor em DST e Aids – em formato compacto – e lança o Concurso de cartuns Humor em DST e Aids para internos, no Presídio Nelson Hungria. A mostra ficará em exibição até 9 de setembro e, após esse período, segue, com o concurso, para outras instituições do Complexo Penitenciário de Gericinó.

Os principais objetivos são estimular e divulgar a prevenção e o tratamento das Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST), HIV e Aids, a fim de contribuir para a conscientização da população carcerária, familiares e funcionários. O projeto do CCMS, em parceria com a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (SEAP) do Governo do Rio de Janeiro, foi lançado em novembro de 2010 e percorrerá, em dois anos, as 25 instituições penais de Gericinó. O Presídio Nelson Hungria é a sétima unidade a receber a exposição e o concurso de cartuns.

I Festival Internacional de Humor em DST e Aids

O festival é uma iniciativa do Ministério da Saúde e do Instituto Memorial de Artes Gráficas (IMAG). No formato compacto, a exposição apresenta 150 cartuns, de 300 trabalhos selecionados de mais de 50 países. Além de cartunistas brasileiros, encontram-se representantes de países como China, Coreia do Sul, Croácia, Cuba e Espanha.

A mostra representa uma das ações do Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais, que tem o papel de formular e implementar políticas, diretrizes e projetos estratégicos relacionados à promoção das ações de vigilância, de prevenção, de assistência e de garantia dos direitos humanos das populações vulneráveis e das pessoas que vivem com HIV/Aids.

Concurso de Cartuns Humor em DST e Aids

Nas seis unidades prisionais que receberam o projeto, os detentos já produziram mais de 50 charges. A proposta do concurso é divulgar informações sobre a prevenção e o tratamento das DST e Aids e, com isso, incentivar a criação de cartuns sobre o tema entre os internos.
Durante o período de exposição, os presídios de Gericinó contarão ainda com uma programação de cursos, oficinas, palestras e exibição de vídeos sobre sexualidade e DST.

Sobre o CCMS

O Centro Cultural do Ministério da Saúde, uma unidade da Coordenação-Geral de Documentação e Informação, tem o objetivo de integrar os campos da informação e da comunicação. Por meio de uma linguagem criativa, aborda aspectos históricos, sociais, políticos e científicos da Saúde Pública no Brasil.

Inaugurado em 2001, na cidade do Rio de Janeiro, o CCMS já recebeu as mostras Memória da Loucura, Cinco Artistas do Engenho de Dentro, A Saúde Bate à Porta e Sociedade Viva – Violência e Saúde, entre outras. Versões virtuais estão disponíveis no site: www.ccms.saude.gov.br.

Presídio Nelson Hungria
Criada em 1981, a unidade tem capacidade para receber cerca de 500 detentas em regime fechado. Além de oferecer ensino fundamental e médio e curso profissionalizante, promove oficinas de informática, arte, costura e salão de beleza. O presídio também possui ambulatórios médico e dentário e atendimento psicológico e de serviço social.

Serviço:
I Festival Internacional de Humor em DST e Aids
Inauguração: 9 de agosto, às 11 h
Período: 9 de agosto a 9 de setembro de 2011
Visitação: restrita às presidiárias, familiares e funcionários
Local: Presídio Nelson Hungria
Endereço: Estrada General Emílio Maurel Filho, 1.907, Complexo Penitenciário de Gericinó, Bangu, Rio de Janeiro/RJ

Por Assessoria de Comunicação

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial
Copyright © AssessoRN.com | Suporte: Mais Template