acesse o RN blog do jornalista João Bosco de Araújo [o Brasil é grande; o Mundo é pequeno]

terça-feira, 23 de agosto de 2011

Ariano Suassuna abre seminário sobre cultura popular nesta terça em Natal

Foto: Valter Campanato/ABr
O dramaturgo, romancista e poeta Ariano Suassuna, 84, estará em Natal nesta terça-feira (23) para ministrar uma aula espetáculo sobre “Diálogos da Ciência com a Cultura Popular”, às 18h, no Teatro Alberto Maranhão. O evento faz parte da programação do seminário “Diálogos da Ciência com a Cultura Popular” promovido pela base de pesquisa Grupo de Estudos sobre Culturas Populares, do Departamento de Antropologia do CCHLA/UFRN.

Ariano Suassuna é paraibano e escreveu sua primeira peça em 1947, intitulada “Uma mulher vestida de sol”, que rendeu o prêmio Nicolau Carlos Magno. Obras como “O santo e a porca”, “O casamento suspeitoso” e “A pena e a lei” são amostras de um vasto acervo produzido por ele.

O seu principal texto teatral, “O auto da compadecida” (1955), foi considerado por Sábato Magaldi, crítico teatral membro da Academia Brasileira de Letras, “o mais popular do teatro moderno brasileiro”. Mais tarde virou filme, encenado por atores globais.
Ariano é também criador do Movimento Armorial, que tem como objetivo criar uma arte erudita a partir de elementos da cultura popular do Nordeste Brasileiro. O movimento procura orientar para esse fim todas as formas de expressões artísticas: música, dança, literatura, artes plásticas, teatro, cinema, arquitetura, entre outras.

As obras de Ariano Suassuna já foram traduzidas para o inglês, francês, espanhol, alemão, holandês, italiano e polonês. Atualmente, o mesmo ocupa a cadeira número 32 da Academia Brasileira de Letras.

Após a participação de Ariano, o evento continua com apresentações culturais, mesas temáticas, conferências, lançamento de livros e debates.

A finalização vai ser no dia 26, com o lançamento do livro “Os trabalhos de amor e outras mandingas: a experiência mágico-religiosa em terreiros de umbanda”, do Ms. Kelson Oliveira, a partir das 11h na Cooperativa Cultural do Centro de Convivência da UFRN. Logo após haverá uma apresentação do Bambelô de Ponta Negra.

Mais informações: Antoinette Madureira (Coordenadora do evento) – (84) 8847-2408 | 9664-9753 | 9429-5082.


Assessoria de Comunicação
do CCHLA/UFRN

 
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © AssessoRN.com | Suporte: Mais Template