acesse o RN blog do jornalista João Bosco de Araújo [o Brasil é grande; o Mundo é pequeno]

quarta-feira, 6 de julho de 2011

Cadeia Pública José Frederico Marques no RJ inaugura I Festival Internacional de Humor em DST e Aids

Fotos:Divulgação
Nesta quarta-feira (06), às 11h, o Centro Cultural do Ministério da Saúde (CCMS) inaugurou a exposição I Festival Internacional de Humor em DST e Aids – em formato compacto – e lança o Concurso de cartuns Humor em DST e Aids para internos, na Cadeia Pública José Frederico Marques (RJ). A mostra ficará em exibição até 05 de agosto e, após esse período, exposição e concurso seguem para as outras instituições do Complexo Penitenciário de Gericinó.

O projeto do Centro Cultural do Ministério da Saúde, em parceria com a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (SEAP), do Governo do Rio de Janeiro, foi lançado oficialmente em novembro de 2010 e percorrerá por dois anos todas as 24 unidades prisionais de Gericinó. A Cadeia Pública José Frederico Marques é a sexta unidade a receber a exposição e o concurso de cartuns. Os principais objetivos são estimular e divulgar a importância da prevenção e tratamento das Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST), HIV e Aids, contribuindo para a conscientização da população carcerária, familiares e funcionários.

I Festival Internacional de Humor em DST e AIDS

O festival é uma iniciativa do Ministério da Saúde e do Instituto Memorial de Artes Gráficas (IMAG). No formato compacto, a exposição apresenta 150 cartuns, de 300 trabalhos selecionados, vindos de mais de 50 países. Além de cartunistas brasileiros, encontram-se representantes de países como Croácia, China, Espanha, Coreia do Sul e Cuba.

No circuito pelas cidades por onde passa o I Festival objetiva fortalecer parcerias e fomentar o debate, permitindo ao público ver e sentir, por meio das obras dos artistas, o que se pensa, o que se discute em relação às doenças e à participação social na conquista de um mundo mais saudável, no qual prevaleçam a dignidade humana e o respeito às diferenças.

A mostra representa uma das ações do Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais/SVS/MS, que cumpre a missão de formular e fomentar políticas públicas de forma ética, eficiente e participativa, fundamentadas nos Direitos Humanos e nos princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde. A área também busca garantir a dignidade, a cidadania e a redução do preconceito contra a pessoa portadora de HIV e Aids.

Concurso de Cartuns Humor em DST e Aids

O principal objetivo do concurso é o de divulgar informações sobre a prevenção e o tratamento da Aids e das DST, estimulando nos internos a criação de cartuns. Nas cinco unidades prisionais que receberam o projeto, os detentos já produziram mais de 50 charges. O concurso segue o mesmo calendário de itinerância da exposição.

Serviço
I Festival Internacional de Humor em DST E AIDS
Inauguração: 06 de julho, às 11 horas
Período: 06 de julho a 06 de agosto de 2011
Visitação: restrita a internos, familiares e funcionários
Local: Cadeia Pública José Frederico Marques
Endereço: Estrada General Emílio Maurel Filho, s/n°, Complexo Penitenciário de Gericinó, Bangu, Rio de Janeiro/RJ.

Sobre o CCMS
O Centro Cultural do Ministério da Saúde, uma unidade da Coordenação-Geral de Documentação e Informação, tem o objetivo de integrar os campos da informação e da comunicação. Por meio de uma linguagem criativa e atraente, estimula o público a conhecer e compreender aspectos históricos, sociais, políticos e científicos da Saúde Pública no Brasil. Dessa forma, incentiva a participação da sociedade nas questões de saúde e favorece a adoção de práticas de prevenção e cuidados para uma melhor qualidade de vida.

Inaugurado em 2001, na cidade do Rio de Janeiro, o CCMS já abrigou as mostras Memória da Loucura, Cinco Artistas do Engenho de Dentro, A Saúde Bate à Porta, Sociedade Viva – Violência e Saúde, entre outras. Além das exposições nacionais e internacionais, disponibiliza versões virtuais no sítio www.ccms.saude.gov.br.
Cadeia Pública José Frederico Marques
Criada em março desse ano, a cadeia tem a capacidade de receber cerca de 500 detentos, do sexo masculino, em regime fechado.

Mais Informações:
Centro Cultural do Ministério da Saúde
Assessoria de Comunicação Social
Cláudia Ferrari
E-mail: claudia.ferrari@ccs.saude.gov.br
Tel./ Fax: (21) 2240-2163 ou Tel.: (21)2240-5568

Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (SEAP)
Assessoria de Comunicação Social
Taiane Hunder
E-mail: ascomseap@gmail.com ou assessor.ascomseap@gmail.com
Tel.: (21) 2334 6256 ou 2334 6257

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

2 comentários:

  1. I love to blog on such network and people are keen to read such quality blogs

    ResponderExcluir
  2. Glad for the comment, encourages me to keep seriously. Thank you and please come back!

    ResponderExcluir

Copyright © AssessoRN.com | Suporte: Mais Template