acesse o RN blog do jornalista João Bosco de Araújo [o Brasil é grande; o Mundo é pequeno]

sábado, 30 de abril de 2011

Antropólogo realiza pesquisa sobre Festa do Rosário

Foto:divulgação
O antropólogo Bruno Goulart Machado Silva, aluno do Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, na área de Ciências Sociais, mestrado em Antropologia, está realizando pesquisa de dissertação tendo como objeto de estudo a Festa dos Negros do Rosário de Jardim do Seridó-RN. O trabalho tem como orientadora a professora Julie Cavignac, da UFRN.

A Festa do Rosário, objeto de estudo, acontece na cidade de Jardim do Seridó, sertão do Rio Grande do Norte, nos dias 30 e 31 de dezembro e 1º de janeiro de cada ano, desde 1863. A festa envolve dois grupos de Negros do Rosário: o da cidade, também denominado de Caçote e o da Comunidade Rural Boa Vista dos Negros, do visinho município de Parelhas-RN.

Bruno Goulart tem realizado diversas visitas as casas dos membros da Irmandade de São Sebastião e Nossa Senhora do Rosário, desde a festa de 2010, colhendo depoimentos acerca da festa e do significado do ritual que envolve a dança do espontão e a coroação do Rei e da Rainha da Irmandade. Como ele mesmo afirmou, “o sentimento de pessoas por uma festa, por uma santa, por um lugar”. Bruno continuará visitante a cidade e os Negros do Rosário durante todo o ano de 2011, até a conclusão da dissertação. [Leia mais AQUI – Blog Negros do Rosário Jardim do Seridó]

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © AssessoRN.com | Suporte: Mais Template