acesse o RN blog do jornalista João Bosco de Araújo [o Brasil é grande; o Mundo é pequeno]

quinta-feira, 31 de março de 2011

Vereadora visita UPI com demanda acima de sua capacidade

Dengue e problemas respiratórios provocam aumento 60% nos atendimentos nesta época do ano

Fotos por assessoria: Divulgação
Na manhã dessa quarta-feira (30) a vereadora Rejane Ferreira (PMDB), juntamente com os vereadores Júlia Arruda (PSB), Sargento Regina (PDT) e Raniere Barbosa (PRB) visitaram a Unidade de Pronto-atendimento Infantil Sandra Celeste, localizada no bairro de Lagoa Nova (em Natal), com o intuito de conhecer de perto a situação do atendimento prestada por aquela unidade à população. Todos os parlamentares são membros da Comissão de Direitos Humanos do legislativo municipal.

A peemedebista ouviu atentamente os relatos dos profissionais que fazem parte da unidade e das mães que costumam levar seus filhos para serem atendidos no local. De acordo os médicos, pediatras e enfermeiros as dificuldades que o Sandra Celeste vem enfrentando diz respeito à questão do número de casos de dengue (que se soma 100 só nesse mês) e doenças respiratórios (que acometem crianças, sobretudo nessa época do ano).

A UPI atende crianças da capital e do interior tem um acréscimo, nesta época do ano, de 60% no número de pacientes, o que vai além da capacidade da estrutura do local.

Referência
A vereadora Rejane conversou com algumas mães e pôde constatar que de fato o grande problema se deve primeiramente pelo fato da unidade ter se tornado uma referência para os natalenses, até mesmo para moradores de outros municípios potiguares.

“Quando tem um problema de saúde as mães se deslocam de outras localidades da cidade vem direto para aqui, por já saberem da boa receptividade por parte dos profissionais”, disse Rejane Ferreira. “E, isso se levando em consideração que estamos num momento em que o número de ocorrências da dengue e doenças respiratórios cresceu bastante o resultado é esse significativo aumento na demanda”, completou.

De acordo com a vereadora a comissão irá intermediar uma negociação entre o poder executivo e os profissionais que trabalham na unidade a fim de tentar marcar uma reunião com o secretário de saúde, Thiago Trindade, onde será entregue uma minuta com relatos de como estão as condições de trabalho na UPI.

Opinião dos profissionais

De acordo com o médico Nivaldo Junior, 90% dos pacientes que buscam a unidade são provenientes de ambulatórios. Hoje a unidade chega a receber 300 crianças por dia. O médico ainda ressaltou que Unidade de Pronto-atendimento Infantil Sandra Celeste foi criada há dois anos com o objetivo de receber pacientes de até treze anos, porém algumas mães trazem filhos que já não se enquadram no perfil, mas que acabam por serem atendidos.

“A maioria das pessoas que chegam aqui, provenientes de outras unidades básicas de saúde da cidade e até de outros municípios do estado, vêm porque já sabem que não sairão daqui sem solução para o seu problema”, disse a pediatra Solange Borges. Ela informou que apesar do inchaço notório a situação melhorou bastante quando se comparada à gestão passada. Porém por se tratar de um local que para a população já vem sendo uma referencia é necessário que aumente o número de profissionais, leitos, insumos (materiais básicos utilizados) e por fim que melhore a situação dos postos de saúde, sobretudo na parte ambulatorial, para que minimize o número de pessoas na unidade.

Mães falam do atendimento

Com o bebê nos braços, Virgínia, do bairro de Nova Cidade, relatou em conversa com a vereadora Rejane que o atendimento prestado pelo Santa Celeste é muito bom e por essa razão ela sempre procura o local. E disse que apesar de momentaneamente a unidade está tão cheia, vale a pena esperar. Mas, o que ela gostaria que pudesse ser melhorado era a questão do transporte público e também ser colocado um orelhão em frente.

A moradora do bairro Pajuçara, Fiona Lucia, mãe da pequena Vitória (sete meses) também foi enfática em dizer que procura o local por ser sempre bem atendida. E que para ela já é uma primeira opção, embora resida bastante distante do local. [Com reportagem de Alba Paiva (9905-6793) - Assessoria de Imprensa]

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © AssessoRN.com | Suporte: Mais Template