acesse o RN blog do jornalista João Bosco de Araújo [o Brasil é grande; o Mundo é pequeno]

terça-feira, 15 de março de 2011

Senar promove o Programa Sol Rural na Região Oeste do RN

O Programa Sol Rural é um extenso programa para incentivar a produção de fumo oriental no Estado  


Foto:divulgação

Foi promovida na quinta-feira (10), na cidade de Patos (PB), a última rodada de capacitação para os educadores do Senar que irão participar do Programa Sol Rural no Rio Grande do Norte. Na ocasião, o Gerente de Aprendizagem Rural do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) Ubirajara Lopes, acompanhou os últimos detalhes para a concretização do projeto desenvolvido em parceria com a empresa de cigarros Souza Cruz.

De acordo com o gerente do Senar, o programa começará a ser implantado no estado no dia 21 de março e se estenderá até o dia 29 de abril. “O Programa Sol Rural é um extenso programa para incentivar a produção de fumo oriental no RN e também para conscientizar os produtores sobre o melhor jeito de se trabalhar com o produto. Aqui no estado, o programa começará na cidade de Pilões e depois seguirá para Alexandria e Umarizal”, explicou Lopes.

Aqui no Rio Grande do Norte a primeira etapa do programa será tocada pelos educadores Alexandre Miranda e Aldifran Rafael, do Senar. “Eles já passaram por todos os treinamentos com a equipe do Senar Nacional e agora estão aptos para desenvolver o programa nas comunidades. Aqui no estado começaremos pelas cidades da região Oeste e pretendemos capacitar, ao final do programa, 55 produtores rurais”, ressaltou Ubirajara Lopes.

Programa Sol Rural
O programa tem como objetivo melhorar as condições de vida e trabalho da família rural e obter mais qualidade no fumo produzido pelos produtores, atendendo as exigências do mercado internacional. Segundo Ubirajara Lopes, o Programa Sol Rural orienta para a segurança e a saúde no trabalho e para outros fatores que são imprescindíveis para uma boa organização na propriedade que recebe o projeto. “Ele explica, passo a passo, como melhor utilizar os agrotóxicos e tratores, como cuidar da limpeza e organização da propriedade e como fazer as anotações e comparações de dados para o pleno funcionamento do programa. Com o Sol Rural, os produtores de fumo do estado saberão como extrair o melhor do produto. Transformando a sua propriedade rural em vitrine para bons negócios”, explicou Lopes.

Módulos

A sigla “Sol Rural” significa Segurança, Organização e Limpeza. As atividades prevêem encontros teóricos nos três módulos instrucionais “Sede e entorno”, “Qualidade do produto” e “Meio ambiente”. Para cada um, é utilizado vídeo e manual técnico. Cada módulo é composto de quatro horas de atividades teóricas, com conteúdos voltados às ações que visam promover a melhoria da qualidade de vida e do produto. Ocorrem também, duas horas de visitas as propriedades.

O programa prevê três módulos instrucionais (“Sede e entorno da propriedade”, “Qualidade do produto” e “Meio ambiente”) e, para cada um, há a disponibilização de material pedagógico e manual técnico. “São realizadas palestras de sensibilização, ações para melhoria da qualidade de vida e visitas às propriedades rurais para analisar e discutir cada aspecto que pode ser aperfeiçoado”, enfatizou Lopes. [Com reportagem de Paulo Correia]

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © AssessoRN.com | Suporte: Mais Template