acesse o RN blog do jornalista João Bosco de Araújo [o Brasil é grande; o Mundo é pequeno]

quarta-feira, 23 de março de 2011

Os cuidados com o sorriso não tem idade

Foto:divulgação

Os cuidados com a saúde bucal são imprescindíveis em qualquer parte da vida, especialmente a partir dos 50 anos, quando estamos na chamada “Terceira dentição”


Nos últimos anos a procura por tratamentos dentários por pacientes da terceira idade tem crescido consideravelmente devido aos avanços da odontologia. O paciente se sente mais confortável para se submeter aos tratamentos, principalmente com relação a implantes.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), 8,2% dos brasileiros de 35 a 49 anos não têm dentição completa. A maioria por causa do consumo de café, refrigerantes e vinhos, e é normal que ocorra o escurecimento dos dentes já no período entre 20 e 30 anos.

Quando o paciente opta por se submeter a um implante é feito uma investigação e são solicitados exames laboratoriais, radiográficos e qualquer outro tipo que seja necessário. O resultado fornecerá informações suficientes para que o dentista decida se os implantes dentários serão a melhor solução.

Seguro
"Hoje o implante é muito mais seguro e menos traumático. Feito com anestesia geral, na clínica ou no hospital", afirma o dentista Alexandre Dias, diretor da Clínica Oral Estética. Com resina ou cerâmica, as próteses proporcionam uma aparência cada vez mais natural, devolvendo a autoestima a quem se submete ao procedimento.

Maria José de Brito Sabino, 61, se submeteu a um implante dentário e vem fazendo tratamento de gengiva na clínica há três meses e diz só ter obtido bons resultados. “Estou com um sorriso mais bonito, minha autoestima aumentou muito”, enfatizou Maria José. “Tenho recomendado o tratamento para todas as minhas amigas”, completou.

É fundamental que os pacientes da chamada 3ª idade tenham uma atenção especial nessa fase da vida, pois existe uma incidência maior de problemas como o fluxo salivar - que diminui consideravelmente -, e a mudança de sua composição devido às alterações hormonais, favorecendo a formação de placas bacterianas e causando mal hálito. Atrição dentária, alterações da mucosa oral, alterações nas articulações e na flora microbiana oral também são problemas freqüentes, caso a higienização bucal seja precária. Por isso, é importante não abrir mão de uma visita semestral ao dentista. [Como reportagem de Larissa Moura]


Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © AssessoRN.com | Suporte: Mais Template