acesse o RN blog do jornalista João Bosco de Araújo [o Brasil é grande; o Mundo é pequeno]

quinta-feira, 10 de março de 2011

José Álvares Vieira no desfile da Mocidade Independente de Padre Miguel

Presidente do Sistema Faern/Senar participa de desfile no carnaval carioca e fala sobre a importância da agricultura para o Brasil

Foto:divulgação
O presidente do Sistema Faern/Senar, José Álvares Vieira, esteve durante o Carnaval na cidade do Rio de janeiro, onde participou do desfile da escola de samba Mocidade Independente de Padre Miguel, que neste ano homenageou a História da agricultura desde o seu surgimento.

Durante o desfile, que ocorreu na segunda-feira (07), José Vieira, acompanhado da filha Flávia Vieira, pôde observar toda a evolução das alas e do samba enredo que contava o trajeto da agricultura e dos que fazem dela o seu meio de vida. “Foi uma oportunidade única. Um espetáculo para os olhos e uma certeza: que a agricultura e a pecuária brasileira mereceram todo aquele brilho. O produtor rural foi homenageado corretamente e fiquei muito feliz com aqueles aplausos quando a escola passou. Uma prova do suor e da luta do produtor”, comemorou Vieira.

Com o enredo “Parábola dos Divinos Semeadores”, a Mocidade Independente contou na avenida todas as etapas da História do setor rural. O início desse processo foi marcado pelo derretimento do gelo que predominava sobre a terra, permitindo a libertação do homem e o surgimento das primeiras sementes. Ao longo do tempo, surgiu a fartura em alimentos por meio da pesca e da caça e as cavernas geladas faziam cada vez mais parte do passado. A fase seguinte deste processo faz referência aos orixás africanos, e aos deuses da agricultura no Egito, Grécia e Roma antiga, além das celebrações promovidas por essas civilizações da época, que têm fortes ligações com o Carnaval.

Inovação

Uma das novidades da Mocidade independente de Padre Miguel no Carnaval 2011 mostrou justamente uma agricultura que se preocupa com o meio ambiente. Os carros alegóricos da escola foram movidos a biodiesel, uma fonte de energia limpa, viável economicamente sem poluir o meio ambiente. “Esses carros alegóricos são a prova de uma nova mentalidade no campo brasileiro. A preocupação dos produtores rurais com o meio ambiente é muito presente. Acreditamos que uma agricultura forte e desenvolvida pode caminhar lado a lado com o cuidado máximo com nossas florestas e mananciais”, ressaltou Vieira.

Resultados

Na quarta-feira feira (09), durante a apuração das notas das escolas, a Mocidade Independente atingiu o 7º lugar na classificação geral e o seu samba-enredo “Parábola dos Divinos Semeadores” ficou em 9º na contagem final. [Com reportagem de Paulo Correia]
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © AssessoRN.com | Suporte: Mais Template