acesse o RN blog do jornalista João Bosco de Araújo [o Brasil é grande; o Mundo é pequeno]

segunda-feira, 14 de março de 2011

Exposição ‘’Origens Nordeste Brasil’’ na Galeria Newton Navarro

Foto:divulgação
Será inaugurada neste terça-feira (15), a exposição “Origens Nordeste Brasil”, da artista plástica Ana Selma. A exposição reúne 80 obras na Galeria Newton Navarro entre os dias 15 de março a 15 de abril. A exposição integra o projeto “Ana Selma Arte Ecológica nas Escolas’’, aprovado pela Lei Djalma Maranhão, que tem como concepção artística reciclar papel transformando em peças de arte. As peças para essa exposição começaram a ser elaboradas em maio de 2010 e tem como inspiração o nordeste. As rendeiras, vaqueiros, cangaceiros e outros personagens da vida nordestina foram recriados a partir do papel.

A artista tem como matéria-prima para sua obra a reutilização papel, doado por instituição, empresas e escolas. Buscando a sustentabilidade Ana reutiliza o papel através de técnicas como o papier mâché, que significa papel amassado, picado e esmagado, uma técnica milenar feita com papel picado embebido em água, coado e misturado com cola. Com esta massa é possível moldar objetos em diferentes formatos. Ana Selma também utiliza nas suas obras a técnica da Papietagem que usa o balão, folhas de papel e goma de mandioca.

Despertar o interesse pela reciclagem, sustentabilidade e aproximar as crianças das questões ambientais são os objetivos da exposição interativa. Durante a exposição serão ministradas quatro aulas, onde o visitante irá aprender as técnicas, além de ter a possibilidade de criar sua própria obra pintando máscaras de papier mâché.

A vernissage acontece no dia 15 de março, a partir das 19h na Galeria Newton Navarro, localizada na sede da Funcarte, Av. Câmara Cascudo – 434-Centro de Natal.

Ana Selma

Natural de Mossoró/RN, há 10 anos se dedica as artes. Inicialmente trabalhando com pintura em tela e há cinco anos utiliza o papel como sua principal obra-prima. Nunca fez aula sobre técnicas de reciclagem. Autodidata fez um delicado processo de pesquisa sobre a transformação do papel e aprendeu como fazer papier mâché criando obras que estão espalhadas em diversas capitais e em diversos países. Convidada, levará a exposição e ministrará cursos em escolas no Porto em Portugal no mês de maio. [com Assessoria de Comunicação da Funcarte]

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © AssessoRN.com | Suporte: Mais Template