acesse o RN blog do jornalista João Bosco de Araújo [o Brasil é grande; o Mundo é pequeno]

quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Exposição individual do fotógrafo Gentil Barreira inaugura Espaço Nordeste

Foto:Gentil Barreira 
Uma exposição individual do fotógrafo Gentil Barreira vai inaugurar a instalação do Espaço Sociocultural e de Negócios, do Banco do Nordeste, no município cearense de Tamboril, distante a 301 km de Fortaleza, no próximo sábado, 18, às 18 horas. As fotos da exposição podem ser apreciadas no seguinte endereço eletrônico: tp://www.pbase.com/gentilfotografo/tamboril__ceara.

Resumidamente chamados de ESPAÇOS NORDESTE, esses espaços visam ampliar a oferta de produtos e serviços socioculturais gratuitos e de negócios bancários. O Banco do Nordeste já conta com dois Espaços Nordeste funcionando: um em Pedro II e outro em Guaribas, ambos no Piauí.

Além da abertura da exposição de Gentil Barreira, a programação de inauguração do Espaço Nordeste de Tamboril conta com apresentações de grupos locais - como o Grupo de Violões do Instituto Cultural Estação Sucesso, o poeta Lucas Evangelista, a banda Garagem, Toré (Comunidade Indígena da Viração) e o Grupo Vibrando ao Som das Flautas -, além da banda Fulô da Aurora, de Fortaleza.

No Espaço Nordeste de Tamboril, serão desenvolvidos programas nas áreas de artes visuais, artes cênicas, música, cinema, literatura, tradição cultural, oficina de formação artística, cursos de capacitação, inclusão digital, sala de leitura e empreendedorismo. Será impresso um folder com a programação cultural mensal para divulgação de informações ao público.

Entrevista com Gentil Barreira

Em breve entrevista, Gentil Barreira, 57 anos, fala de sua ligação estreita com o município de Tamboril, iniciada na infância no período de férias escolares, onde passava na fazenda do seu avô, interrompida aos 13 anos com o falecimento deste e retomada com emoção agora, 44 anos depois, com esse trabalho fotográfico:

Você tem uma ligação familiar com a cidade, não é?

GENTIL BARREIRA - Meu avô nasceu em Independência. Ele viveu lá na região e tinha fazenda perto de Tamboril. Eu, quando criança, as férias sonhadas eram ir para a fazenda. Por conta dessa ligação muito forte que o meu avô tinha com o sertão, a grande maioria dos netos passou também a curtir o sertão. A gente ia tomar leite mugido com ele no curral da fazenda, de manhã cedo. Já no começo da adolescência, eu ia para a fazenda muitas vezes até antes de toda a família, porque eu curtia tanto que, logo que ficava de férias, eu queria ir para a fazenda, e ficava na casa do vaqueiro, e passava vários dias lá.

Que conteúdo você traz nessa exposição?

GENTIL BARREIRA - O retorno a Tamboril foi uma viagem no tempo, foi muito emocionante. Eu não retornava lá desde os 13 anos de idade, porque meu avô faleceu, e depois eu não fui mais lá, e a família se desfez da fazenda, até porque não tinha como mantê-la. Foi muito interessante: eu visitei a fazenda, tive contato com pessoas que conviveram comigo na infância e adolescência, e foi assim de uma emoção muito forte.

Tem fotos da fazenda na exposição?

GENTIL BARREIRA - Na mostra tem fotos da fazenda, e eu tento mostrar um pouco disso: o sertão, dessa paisagem que me marcou tanto e que acho tão bonita, tão rica em diversidade de cores; e algumas pessoas de Tamboril muito interesssantes.

São quantas fotos ao todo?

GENTIL BARREIRA - Vamos fazer uma projeção de 40 fotos, e uma parte dessas fotos, num total de 20, serão ampliadas e exibidas. Eu estou ampliando com muito cuidado, até pelo carinho que tenho pelo lugar.

ENTREVISTAS E INFORMAÇÕES ADICIONAIS:

* Gentil Barreira - (85) 8878.7020 / 3261.0525
* Tibico Brasil (gerente do Ambiente de Gestão da Cultura do Banco do Nordeste) - (85) 3464.3109 / 8733.8309 - tibico@bnb.gov.br
* Tessi Letícia Barbosa (gerente do Centro Cultural Banco do Nordeste-Fortaleza) - (85) 3464.3111 / 8635.6031 - tessileticia@bnb.gov.br
* Luciano Sá (assessor de imprensa do Centro Cultural Banco do Nordeste) - (85) 3464.3196 / 8736.9232 - lucianoms@bnb.gov.br
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © AssessoRN.com | Suporte: Mais Template