acesse o RN blog do jornalista João Bosco de Araújo [o Brasil é grande; o Mundo é pequeno]

quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Estações de Bibliotecas Virtuais em Saúde totalizam 24 instaladas em 2010

Desde o início do projeto, em 2005, o total chega a 92 instituições que já receberam unidades em 11 estados do País

solenidade instalação/arquivo
Em 2010, foram instaladas 24 Estações BVS em 11 estados brasileiros. Desde o início do projeto, em 2005, 92 instituições, entre secretarias estaduais e municipais de saúde, escolas técnicas, hospitais e bibliotecas, receberam uma estação. O projeto resulta de parceria entre o Ministério da Saúde e o Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde (BIREME/OPAS).

Duas unidades se destacam por se localizarem em instituições com programas educacionais que ultrapassam a fronteira brasileira: a de São Borja e de Santana do Livramento, no Rio Grande do Sul. Nos dois municípios, são oferecidos cursos binacionais de especialização em Saúde Pública. O de São Borja é uma iniciativa da Escola de Saúde Pública do Estado, e as 40 vagas são divididas entre brasileiros e argentinos. O curso de Santana do Livramento é voltado para uruguaios e brasileiros.

Como ter uma Estação BVS

Até que se chegue a uma unidade pronta para ser usada, com computadores, móveis e publicações, a equipe que trabalha no projeto toma uma série de providências. O primeiro passo é a instituição interessada se cadastrar na Rede de Bibliotecas e Unidades de Informação Cooperantes da Saúde (Rede BiblioSUS), que hoje reúne mais de 1,6 mil centros de cooperação. Depois disso, deve atender a uma séria de requisitos antes da implantação, como ter um profissional que será capacitado para atender a população e uma biblioteca ou espaço, com acesso ao público externo. [com informações do MS]
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © AssessoRN.com | Suporte: Mais Template