acesse o RN blog do jornalista João Bosco de Araújo [o Brasil é grande; o Mundo é pequeno]

segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Cortejo do Natal 2010 apresenta um mundo de magia, folclore e religiosidade

Com o tema “Natal Feliz Natal” a parada natalina deste ano valoriza a cultura da nossa gente

Foto:divulgação
Dando prosseguimento aos eventos do Natal em Natal, será apresentado entre os dias 25 e 30 de dezembro, o Cortejo do Natal, uma parada natalina que irá invadir as ruas da Praça Cívica e encantar o público presente. Este ano o tema do Cortejo é Natal Feliz Natal. Criado para abrilhantar ainda mais o Natal em Natal, o Cortejo do Natal deste ano está focado no Folclórico do nosso Estado, valorizando a Cultura e a Arte Popular da nossa gente, peculiares ao Ciclo Natalino e históricos da Cidade do Natal, terra de Câmara Cascudo. A formatação do roteiro contou com a orientação do grande estudioso do folclore e da cultura popular do Rio Grande do Norte, o mestre Deífilo Gurgel.

O Espetáculo é precedido pela Chegança - Auto Popular Brasileiro, oriundo de Portugal, que foi proibido no século XVIII, por ordem de Dom João V. A Chegança aborda a luta dos cristãos contra os mouros, as histórias e bravatas dos antigos navegadores enfrentando os mares difíceis. Segundo Câmara Cascudo, a Chegança foi apresentada pela primeira vez no Rio Grande do Norte no ano de 1926, encontrado em Natal muitos apreciadores.

As quatro Alas seguintes abordam diretamente as Cenas Natalinas, reportando fatos e figuras simbólicas do Nascimento do Menino Jesus, através dos quadros: Anunciação do Anjo a Maria, A Estrela do Natal, Os Reis Magos e O Nascimento de Jesus.

A Anunciação do Anjo a Maria traz a cena típica do “Ângelus” com muitos anjinhos, algumas Marias e a simbologia do Espírito Santo em forma de Pomba (aqui também uma referência à Paz / A Pomba da Paz) e como “Em Línguas de Fogo”, através dos homens “cospe-fogo” (Sabedoria / Cristo Luz do Mundo / Conhecimento).

A Estrela do Natal traz a dança dos Caboclinhos, folguedo popular nordestino de influência africana, difundido no Rio Grande do Norte com evoluções e variações dos nossos “Blocos de Índios” do período carnavalesco. O Coco de Zambê, que ainda hoje pulsa vivo em nossas praias, fecha o quadro Estrela do Natal.

O quadro dos Reis Magos está associado os nossos Galantes festivos, coloridos, acompanhados das figuras encantadoras do “Boi de Reis” como o Berico, a Catirina, o Boi, a Burrinha, o Jaraguá, o bode etc.

O Nascimento do Menino Jesus vem representado pela Lapinha. A Lapinha é um folguedo religioso também muito antigo com todo o repertório de jornadas referentes ao nascimento do menino Deus no Presépio. Neste quadro está incluído o Pastoril, indispensável em nossas comemorações natalinas.

O Último quadro é o Papai Noel trazendo de presente especialmente para a criançada as mais alegres manifestações da nossa Cultura Popular, como o João Redondo com os seus personagens, o Mundo Mágico dos Artistas Circenses e das Feiras populares e Ruas com os Mágicos, Malabaristas e as bonecas de pano, ainda hoje vendidas nas feiras. O Papai Noel chega de bugre sobre uma duna que ainda  preserva a vegetação nativa, lembrando a importância e a viabilidade do Turismo Sustentável em nossa Cidade.

“O nosso Cortejo do Natal é um cortejo contemporâneo com a temática natalina, reportando e resgatando a nossa cultura popular e o folclore norteriograndense, com visão social inclusiva e responsabilidade ambiental”, disse Véscio Lisboa, diretor geral do Cortejo do Natal. “Estamos valorizando os talentos da nossa terra. Toda a concepção, criação e direção é trabalho de artistas norteriograndenses, residentes em Natal, como todo elenco de 300 artistas, atores, bailarinos, dançarinos e estudantes e donas de casa.” Completou Véscio.

SERVIÇO:

Estréia: Dia 25 de dezembro de 2010, Aniversário da Cidade do Natal.
Dias: De 25 a 30 de dezembro
Hora: 20h
Local: Praça Cívica

FICHA TÉCNICA:

·         Direção Geral: Véscio Lisboa

·         Trilha Sonora: Kico Chagas

·         Coreográfo: Dimas Carlos

·         Cenógrafo, Figurinista e Aderecista: Carlos Sérgio Borges

·         Maquiagem: Cibele Oliveira

·         Diretores dos Quadros: Carlos Alberto de Lima, Jairo dos Santos, Jaisa Daniele de Oliveira, Lucas d’ Petrius, Ronaldo Damas da Conceição e Zezo

·         Direção de Produção: Castelo Casado


Assessoria de Comunicação da Funcarte
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © AssessoRN.com | Suporte: Mais Template