acesse o RN blog do jornalista João Bosco de Araújo [o Brasil é grande; o Mundo é pequeno]

quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Sono excessivo durante o dia é um dos sintomas de Narcolepsia

A doença começa, geralmente, na infância e tem fatores genéticos

A narcolepsia é uma doença caracterizada pelo sono excessivo durante o dia. Por mais que a pessoa tenha dormido bem à noite, durante o dia o sono é inevitável. Surgem então os ataques de sono, que podem ocorrer em qualquer momento e em situações inusitadas como durante uma conversa ou refeição e até mesmo no meio da rua.


A psiquiatra em Transtornos do Sono, da Sociedade Brasileira de Psiquiatria, Gisele Minhoto, destaca os principais sintomas da narcolepsia: "Basicamente é esse sono incontrolável, normalmente, tendo esse cochilo rápido a pessoa se sente bem e depois de algumas horas ela volta a ter esses ataques de sono, em qualquer horário do dia. Ela pode ter, frente à uma emoção, um ataque de riso, uma perda da força muscular, de um braço, do corpo inteiro, do pescoço, sem perder a consciência. Ela pode ter o que a gente chama de paralisia do sono, em que ela acorda no meio da noite se sentindo paralisada sem conseguir se movimentar."

Gisele Minhoto acrescenta que a narcolepsia começa, geralmente, na infância e tem fatores genéticos, que provocam um desequilíbrio nas substâncias químicas do cérebro. Com isso, surge o sono fora de hora. Ela afirma que, com o tratamento adequado, a pessoa que sofre do problema pode ter uma vida normal. "Não pode dirigir, mas a pessoa pode ficar sozinha, pode trabalhar e tudo mais. Mas tem que ser orientada a tomar medicação", completa.

A psiquiatra explica que o tratamento para narcolepsia é feito com remédios e cochilos programados durante o dia. Segundo a especialista, a doença não é grave, mas deve ser tratada para evitar acidentes, por exemplo, ao dirigir ou manusear máquinas perigosas. [por Juliana Costa – Ministério da Saúde]
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © AssessoRN.com | Suporte: Mais Template