acesse o RN blog do jornalista João Bosco de Araújo [o Brasil é grande; o Mundo é pequeno]

quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Seminário aprofunda debate sobre convergências entre políticas de cultura, comunicação e educação

Discutir a política cultural na contemporaneidade em suas mais diversas expressões, a partir de amplas perspectivas analíticas. É este o objetivo geral do II Seminário BNB de Política Cultural, que o Banco do Nordeste realiza no período de 16 a 18 deste mês (terça a quinta-feira), com entrada franca.

O evento é uma iniciativa conjunta do Ambiente de Gestão da Cultura do BNB e da Universidade Corporativa do Banco do Nordeste. As inscrições estão abertas na recepção do Centro Cultural Banco do Nordeste-Fortaleza (rua Floriano Peixoto, 941 – Térreo – Centro – fone: (85) 3464.3108).

Nesta segunda edição do Seminário, o tema específico é “Cultura, Comunicação e Educação”, cujo intuito é aprofundar o debate em torno da convergência entre as políticas de cultura, comunicação e educação, compreendendo que estes três campos do conhecimento humano são fundamentais para a formação cidadã e para o fortalecimento da democracia.

O evento é dirigido aos seguintes públicos: gestores públicos municipais, estaduais e federais; pesquisadores, professores e alunos de cursos de Ciências Humanas, profissionais da área cultural, interessados na temática e público interno do Banco do Nordeste.

Após o credenciamento dos participantes – na terça-feira, de 16h às 18h – e a abertura do evento, às 18 horas, o Seminário terá como primeira atividade o programa de debates Papo XXI, tendo como figura central Muniz Sodré, que abordará o tema “Convergências entre cultura, comunicação e educação na contemporaneidade”, a partir das 19 horas.

Muniz Sodré é professor Livre-Docente em Comunicação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Atualmente é professor titular da UFRJ e presidente da Fundação Biblioteca Nacional, órgão vinculado ao Ministério da Cultura. Ele possui cerca de 30 livros publicados nas áreas de Comunicação e Cultura. O mediador da conversa será o curador do Seminário e professor Alexandre Barbalho, das Universidades Estadual e Federal do Ceará (UECE e UFC).

Programação da quarta-feira, 17

As atividades desse dia têm início às 16h, com o Painel 1, intitulado “Cultura e Comunicação: interfaces acadêmicas”, tendo como expositores Lia Calabre, da Fundação Casa de Rui Barbosa (RJ) e o professor Silas de Paula, da UFC, e como mediador Alexandre Barbalho (UECE e UFC). Às 18h, haverá o lançamento do segundo volume da Coleção Textos Nômades, editada pelo BNB, com o título “Políticas Culturais no Brasil: História e Contemporaneidade”, de autoria de Lia Calabre.

De 18h30 às 20h30, acontecerá o Painel 2, denominado “Cultura, Comunicação e Educação: Experiências”, tendo como expositores Fabiano dos Santos (Ministério da Cultura) e Rachel Gadelha e Maria Amélia Mamede (ambas da empresa Via de Comunicação). Media este painel o gerente de Gestão da Cultura do BNB, Tibico Brasil.

Programação da quinta-feira, 18

Nesse dia, as atividades começam às 16 horas, com a realização do Painel 3, “Cultura e Educação: interfaces acadêmicas”, tendo como expositores Albino Rubim, da Universidade Federal da Bahia (UFBA), e Aldo Victorio Filho, da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ). O painel tem como mediadora Jacqueline Medeiros, do Banco do Nordeste e da UERJ.

O último painel (Painel 4) do Seminário acontecerá às 18h30, com o tema “Cultura, Comunicação e Educação: Políticas”, tendo como expositores representantes das secretarias de Cultura de Fortaleza e do Estado do Ceará. A mediadora será Kadma Marques, da UECE.

Luciano Sá (assessor de imprensa do Centro Cultural Banco do Nordeste)
 – (85) 3464.3196 / 8736.9232 – lucianoms@bnb.gov.br
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © AssessoRN.com | Suporte: Mais Template