acesse o RN blog do jornalista João Bosco de Araújo [o Brasil é grande; o Mundo é pequeno]

quarta-feira, 3 de novembro de 2010

KPC será tema de palestra nesta sexta

Esclarecer sobre os perigos da Klebsiella pneumoniae carbapenemase (KPC). Com esta meta, o Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH), promove nesta sexta-feira (5), a partir das 10h, uma palestra para os funcionários do Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel (HMWG). Na oportunidade serão tratados os temas: “KPC – Mecanismo emergente de resistência bacteriana” e “Medidas de prevenção e controle de bactérias resistentes aos antimicrobianos”. Os assuntos serão expostos pela microbiologista do Laboratório Central (Lacen) e pela infectologista, Rosângela Morais.

De acordo com Rosângela, o fenômeno da resistência bacteriana aos antimicrobianos disponíveis, especialmente nos últimos 20 anos, tomou a dimensão atual de um problema de saúde pública mundial. “Estes microorganismos estão diretamente relacionados a qualquer local com atividade de assistência à saúde e somente com uma política de prevenção e controle de germe multidroga resistente (GMDR), poderemos minimizar essa problemática”.

Resistência aos antibióticos atualmente conhecidos não é novidade. São diversos os mecanismos utilizados pelas bactérias para garantir a sua sobrevivência diante dos medicamentos específicos para sua eliminação e cura de muitas doenças infecciosas. A enzima KPC foi descrita pela primeira vez em 2001, nos EUA, em espécies de Klebsiella, entretanto, outras bactérias também já foram identificadas como produtoras da KPC.

Prevenir, segundo a infectologista, ainda é o melhor remédio. “Todos os estabelecimentos de saúde devem adotar políticas de prevenção e controle para microorganismos multirresistentes, como são nominados por se mostrarem resistentes a diferentes classes de antibióticos”.  

Para outras informações: Assessoria de imprensa 3232-7166

Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel
Assessoria de Imprensa
Cassilda Lima - 9107-7279
Marcelo Soares - 8717-7475
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © AssessoRN.com | Suporte: Mais Template