acesse o RN blog do jornalista João Bosco de Araújo [o Brasil é grande; o Mundo é pequeno]

quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Faern/Senar faz balanço da aplicação do Projeto Útero é Vida em 2010

Várias cidades do RN foram contempladas com o projeto de exame preventivo

Fotos: Divulgação (Faern)
Um dos projetos de maior abrangência e de cunho social forte do Sistema Faern/Senar em 2010 foi o Útero é Vida, que levou atendimento médico para as mulheres do campo potiguar. Uma ação que mostrou para essas senhoras a importância da prevenção ao câncer no colo do útero. Uma parceria de sucesso entre a Faern/Senar, os sindicatos rurais e as prefeituras dos municípios que receberam o projeto.

Iniciado no dia 27 de agosto, o projeto contemplou primeiramente Ipanguaçu, na Região Oeste do Estado, como primeira cidade a receber a caravana da saúde da Faern/Senar, que levou enfermeiros para promover os exames de prevenção nas mulheres do assentamento de Tabuleiro Alto, na zona rural do município. Na ocasião, o projeto Útero é vida realizou cerca de 180 exames de prevenção. E isso, em um município onde 63% das mulheres vivem na Zona Rural. “Essa primeira cidade de 2010 foi muito significativa para a nossa equipe, que consegui realizar os exames e ainda informou, por meio de palestra, da importância de uma vida sexual responsável”, ressaltou o presidente do Sistema Faern/Senar, José Álvares Vieira.



Em setembro, o projeto viajou para as cidades de Lajes, na Região Central e Santo Antônio do Salto da Onça, no Agreste potiguar. Em ambas os enfermeiros do projeto Útero é Vida conseguiram atingir as suas metas e a mensagem de uma educação sexual também foi transmitida para as agricultoras das regiões. Em Lajes, foram assistidas as comunidades 03 de Agosto e Boa Vista, e na cidade de Santo Antônio, a comunidade de Timbaúba e outras sete localidades próximas.

Parceria

De acordo com o presidente do Sindicato Rural de Santo Antônio do Salto da Onça, Edan Bezerra, a parceria da Faern/Senar, da prefeitura e do sindicato fortalece a agricultura local. “É de uma grandeza sem tamanho essa iniciativa do Projeto Útero é Vida, e somente com bons laços firmados, como é o caso aqui, que poderíamos promover esse evento”, explicou Bezerra.

Em outubro o projeto visitou as cidades de Barcelona, Serra Negra do Norte e Jucurutu, levando o atendimento para essas localidades e promovendo as ações de saúde nas cidades.

Agora em novembro a caravana visitará Arez e Tangará, finalizando um ano de bons números para o Sistema Faern/Senar. “Fico muito feliz com esse projeto. Uma iniciativa da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e tocada aqui no estado pela federação. Todas as regiões, com foco nesses municípios, tiveram as visitas do projeto, que é uma responsabilidade social da Faern/Senar para com os produtores rurais e suas famílias. E aproveito a oportunidade para pedir aos governantes que olhem com mais carinho para as mulheres do campo, pois muitas delas são os verdadeiros chefes de famílias, conduzindo com muita luta os trabalhos na Zona Rural”, finalizou José Vieira.

Paulo Correia
Agência ECO de Notícia
Natal RN

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © AssessoRN.com | Suporte: Mais Template