acesse o RN blog do jornalista João Bosco de Araújo [o Brasil é grande; o Mundo é pequeno]

sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Curso de cooperativismo em Jaçanã

A produção de maracujá na região do município está em torno de cinco milhões de toneladas por ano

foto:divulgação
Com o objetivo de incentivar o trabalho cooperativo entre produtores rurais, o Sistema Faern/Senar promoveu entre os dias 28 e 29 de outubro, na cidade de Jaçanã, na região Agreste do Estado, curso de cooperativismo para fruticultores. Com aulas ministradas pelo educador do Senar, Manoel Barbosa de Lucena, 15 produtores rurais do município puderam, através de exposições e grupos de trabalho, observar como é a realidade atual do cultivo de frutas e como é a nova metodologia que poderá ser aplicada na região.

De acordo com o educador Manoel Lucena, o que os fruticultores da cidade trabalhavam bastante e lucro era menor. “Esses produtores, na sua maioria de maracujá, estão atualmente nas mãos de atravessadores que sabem da carência de Jaçanã e que se utilizam da desordem na comercialização do produto para pagar menos aos fruticultores. Outro ponto citado pelos produtores foi a questão da falta de união. A falta de uma política de cooperativa. E foi isso que fui mostrar para eles: o valor do cooperativismo”, ressaltou Lucena.

Maracujá



Atualmente a produção de maracujá na região de Jaçanã está em torno de cinco milhões de toneladas por ano. Um valor bem alto, mas que não retorna em valores para os pequenos produtores da região, que estão atrelados aos chamados atravessadores. Muitos dos fruticultores que participaram do curso achavam normal esse ciclo vicioso.

Desenvolvendo novas idéias

Com as aulas, os fruticultores de Jaçanã descobriram que podem aproveitar muito mais de sua produção, e que o lucro só vai depender do bom empenho deles na busca por novos mercados. Na cidade existem pequenas indústrias beneficiadoras, construídas com recursos do Governo Federal e que estão a espera dessa nova classe que saiu do curso do Senar. “Passamos todos os pontos para se desenvolver uma cooperativa. De movimento financeiro, passando por organização interna e legislação, até a formação de uma comissão organizadora para colocar esse plano para frente”, Informou Manoel Lucena.

Com o fim do curso, os produtores rurais ficaram de se reunir no dia 06, na Emater, para traçar os futuros passos da Cooperativa de Jaçanã. “Fiquei muito grato com esse curso. A vida desses fruticultores será outra. Essa comissão que irá se reunir na Emater para organizar a cooperativa está com todo o gás. E eu tenho certeza que ela irá dar conta do recado. Novos dias surgirão para todos eles”, finalizou Lucena. [Paulo Correia Agência ECO de Notícias]
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © AssessoRN.com | Suporte: Mais Template