acesse o RN blog do jornalista João Bosco de Araújo [o Brasil é grande; o Mundo é pequeno]

sábado, 27 de novembro de 2010

Começa nesta 2ª feira em Natal evento internacional de astronomia

O 4th CoRoT Brasil Workshop apresentará os principais resultados científicos obtidos pelo satélite CoRoT, incluindo a descoberta de cerca de 20 planetas extrassolares

Professor José Renan concede entrevista
(Foto:Flávio Resende)

Começa segunda no Ocean Palace em Natal a programação científica do 4th CoRoT Brasil Workshop, evento que tem o objetivo de apresentar os principais resultados científicos obtidos pelo satélite CoRoT, incluindo a descoberta de cerca de 20 planetas extrassolares, um deles com características sólidas tal qual a Terra.

O  4th CoRoT Brasil Workshop começa às 9h com cerimônia de abertura e prossegue com a realização de conferências que apresentarão os resultados do CoRoT e o status da Missão. No turno da tarde os cientistas e astrônomos de vários paises vão assistir a uma apresentação da Missão PLATO, que é uma nova Missão Espacial conduzida pela Agência Espacial Européia e que conta com a participação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. A Missão PLATO, cujo satélite será lançado em 2018, será uma continuação da Missão CoRoT, porém muito maior e ambiciosa. Na Missão PLATO, com duração prevista de 6 anos, serão observadas cerca de 500.000,00 estrelas na busca por planetas idênticos à Terra e, sobretudo dentro da Zona de Habitabilidade.
     O 4th CoRoT Brasil Workshop prossegue até o dia 01 de dezembro,  com a presença de cerca de 120 cientistas europeus e brasileiros, incluindo o staff científico europeu do CoRoT e o staff técnico e científico da Missão PLATO.

Sobre o CoRoT:


     O satélite CoRoT foi lançado com sucesso em 27 de dezembro de 2006 da base de Baikonur no Cazaquistão. Após cerca de quatro meses para os necessários ajustes, calibração e verificação da instrumentação, em maio 2007 os primeiros dados começaram a ser analisados, revelando um surpreendente e inesperado número de informações e descobertas.
      O Núcleo  de Astronomia Estelar da UFRN instalou, no Campus Central da Universidade, um grande complexo computacional denominado de Centro Brasileiro de Arquivo e Análise Temporal de Dados da Missão CoRoT (CAT/CoRoT-UFRN), para participar ativamente dessa Missão. Até o presente já foram arquivadas e tratadas cerca de 100.000 curvas (100 mil estrelas) que no momento atual estão sendo a base para diversos projetos de pesquisas no Brasil e na Europa. [por assessoria de imprensa]
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © AssessoRN.com | Suporte: Mais Template