acesse o RN blog do jornalista João Bosco de Araújo [o Brasil é grande; o Mundo é pequeno]

sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Bela página musical

--- Walter Medeiros* – waltermedeiros@supercabo.com.br

Um momento muito emocionante da música potiguar foi exibido na quinta-feira, 11.11.2010, quando a TV-U apresentou o belo programa Memória Viva com a entrevista de Terezinha de Jesus a Tarcísio Gurgel, Leide Câmara e Enock Domingos. Uma trajetória de vida digna de registro, da menina do interior que na capital descobriu seus dotes musicais e na cidade grande transformou-se em musa do Brasil inteiro.

Aquelas canções dos sucessivos discos de Terezinha de Jesus (que tinha o apelido, entre os amigos, de “Tiazinha” ainda nos anos setenta) têm um significado único na história da música brasileira. Trata-se de um padrão que só ela, com a sua voz encantadora e aquele vigor estonteante poderia soltar e embalar tantas platéias.

Terezinha de Jesus fez parte de um momento musical muito frutífero, no qual ela garantiu presença entre os melhores. Em alguns instantes, inclusive, teve seu apogeu, tornando-se o destaque em todo o país. Tivemos a sorte de observar atentamente aqueles dias de maior glória da nossa conterrânea, cujas qualidade musicais não a fizeram um simples produto, mas sim uma artista de verdade.

Durante a entrevista, Tarcísio Gurgel fez uma pergunta cuja resposta já sabia que não seria tão fácil: por que Terezinha de Jesus resolveu deixar o Rio de Janeiro em voltar a morar em Natal, onde reside até hoje? Tranquila, simples e humilde, a entrevistada explicou que depois de um tempo diminuíram as apresentações, acabou o contrato com gravadora e, espelhando-se em exemplo de artistas que voltam para suas terras e ficam viajando para realizar os trabalhos, resolveu voltar. E completou que os convites não apareceram mais.

Depois dessas explicações, no entanto, a cantora de “Vento Nordeste”, “Prá incendiar teu coração” e tantos outros sucessos foi incisiva e expôs aquele mesmo vigor de quando animava as multidões com imensa energia, para dizer da sua certeza de que desejava fazer muito mais na sua profissão. E disse que ainda deseja fazer muito mais, tanto que continua cantando e agora é também, compositora.

Diante daquela revelação, a pesquisadora e entrevistadora Leide Câmara registrou que o sucesso de Terezinha de Jesus foi todo calcado em discos de vinil. Por isto, aproveitou para defender que é hora de gravar um CD, uma nova peça que falta na carreira da artista. Uma idéia oportuna e que precisa ser posta em prática.

Terezinha de Jesus merece viver esse novo momento, com novos sucessos. Seu público também merece e espera. E sua trajetória nos deixa a certeza de que estará, com essa gravação, escrevendo mais uma bela página da história da música.

*Jornalista
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © AssessoRN.com | Suporte: Mais Template