acesse o RN blog do jornalista João Bosco de Araújo [o Brasil é grande; o Mundo é pequeno]

segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Semana de Expressões Populares prestigia o Projeto Festeiros

Dentro da programação da Semana de Expressões Populares, promovida pela Fundação Cultural Capitania das Artes (Funcarte) em homenagem ao Dia do Folclore, festejado em 22 de agosto, acontecerá o lançamento do Projeto “Festeiros”, que inclui um CD com os folguedos tradicionais do nosso estado, além de um vídeo documentário com depoimentos de folcloristas e artistas contemporâneos do Rio Grande do Norte, com o argumento de “Tradição e Contemporaneidade – base para um pensamento harmônico”. Festeiros está enquadrado na Lei Câmara Cascudo. O projeto tem a direção de Diana Fontes e Isaque Galvão, artistas contemporâneos da terra, que sempre acreditaram no tema: É preciso conhecer e valorizar o que é nosso, para poder universalizar.

Festeiros tem como objetivo reatar a ligação com a tradição, ressaltando a parceria fundamental que é o dialogo do ser identificado com as suas raízes e o “novo” da esfera contemporânea. “Necessário se faz que, esse diálogo se estabeleça na educação formal, conservando a sua essência, porém evoluindo com a modernidade. Precisa estar presente no pensamento dos jovens, fazer parte do imaginário e dialogar com eles. Tornar-se um elemento vivo e atuante na família, na sociedade. Fazer jus a terra de Luis da Câmara Cascudo, verdadeiramente e não apenas na mídia.” Explicou Diana Fontes. Para Isaque Galvão, “o ser humano contemporâneo precisa resgatar a alegria e as cores dos Mestres do passado, para tornar menos cinza à vida urbana e moderna”.

O lançamento do projeto será dia 19 agosto, às 18h, na Praça Augusto Severo, em frente Ao Museu de cultura Popular, na Ribeira, dentro programação da Semana de Expressões Populares. O evento será realizado em parceria com a Funcarte e contará com várias atrações culturais, entre elas, show do próprio Isaque Galvão, Pastoril D. Joaquina, Boi de Reis do Bom Pastor, Corpo de Baile da Escola de Balé Professor Roosevelt Pimenta, Trupe da Luz, Cia. Monicreques de Teatro e artistas independentes, que juntos irão celebrar e resgatar a alegria e as cores dos Mestres da Cultura Popular, construindo uma arte contemporânea identificada.

SERVIÇO
FESTEIROS - Lançamento do CD e DVD do Projeto Festeiros
Local: Largo Dom Bosco
Data: 19 de agosto
Hora: 18h

Assessoria de Comunicação da Funcarte
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © AssessoRN.com | Suporte: Mais Template