acesse o RN blog do jornalista João Bosco de Araújo [o Brasil é grande; o Mundo é pequeno]

sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Homenagem a Cadengue emociona jornalistas na posse da nova diretoria do Sindjorn

Jornalista Jean Varela, a viúva de Cadengue, Ivonete,
presidente Nelly e ex-presidentes Sávio e Zilmar
Sávio se emociona ao falar
do amigo e colega
Emoção na posse da nova diretoria do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Rio Grande do Norte, no início da noite desta sexta-feira (13), ocasião em que foi prestada uma homenagem ao jornalista Rogério Cadengue, com seu nome lembrado para a galeria das fotos dos ex-presidentes do sindicato da categoria no RN. Cadengue era pernambucano, da região de Garanhuns, mas teve atuação permanente na vida potiguar como jornalista e professor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Militante político das fileiras do Partido Comunista Brasileiro (PCB), sua luta era incansável em defesa das questões sociais do país, coerente e corajoso em seu discurso na busca dos avanços posteriormente alcançados com a redemocratização brasileira. E foi assim como um dos fundadores do Sindjorn, em 1979, e participando ao lado de outros colegas da histórica campanha em 1983 que elegeu o jornalista Sávio Hackradt presidente, iniciando uma nova fase no sindicato da categoria no estado.

Na eleição seguinte, em 1986, Cadengue foi eleito o novo presidente do Sindjorn, substituindo a jornalista e professora universitária Ana Concentino que havia assumido a presidência com a saída de Sávio que foi atuar nos meios de comunicação fora do estado, inicialmente em Brasília. Nesta noite, foi o próprio Sávio Hackradt quem mais se emocionou, convidado a falar sobre o amigo e colega, destacando os momentos de luta numa época difícil de praticar o jornalismo e, em especial, o movimento sindical. De volta a morar em Natal, Sávio prometeu contribuir de alguma maneira com o sindicato.

A viúva e primeira mulher de Cadengue, Ivonete participou da solenidade na sede do Sindicato, ao lado de dois filhos e do neto, e não conteve as lágrimas ao relembrar de que “foi nesse prédio que o corpo dele foi velado no ano de sua morte em 1998, pedido que ele fez como uma despedida dos amigos e colegas de profissão”.

Este blogueiro e jornalista foi testemunha de muitos desses fatos e nesta noite teve a satisfação de participar de histórico evento, com essa homenagem ao saudoso Cadengue, uma cerimônia simples, assim como ele foi em toda a sua vida, porém digna do reconhecimento de um profissional que soube honrar o ofício com sabedoria e paixão.

Após a posse da nova diretoria com a reeleição da presidente Nelly Carlos para outro triênio, por volta das 21 horas os convidados se juntaram ao redor da sede para atualizarem as novidades e reverem antigos colegas, ao som de apresentações musicais, entre as quais a banda do jornalista Moisés de Lima, que deu um show à parte.

- Atualizado com fotos de Canindé Soares >> CONFIRA AQUI
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © AssessoRN.com | Suporte: Mais Template