acesse o RN blog do jornalista João Bosco de Araújo [o Brasil é grande; o Mundo é pequeno]

segunda-feira, 26 de julho de 2010

Festa em homenagem a Sant’Ana é secular

Dia dos avós de Jesus

Imagem de Sant’Ana de Caicó – foto: arquivo
Nesta data de 26 de julho, celebra-se o dia de Sant’Ana e São Joaquim, os pais de Maria, Nossa Senhora, a Mãe de Jesus. Segundo dados históricos, essa data foi fixada para ser comemorada desde 1584, pelo Papa Gregório XIII e seu culto vem desde a Idade Média, oficializado pelo Papa Urbano IV, em 1378. A data de São Joaquim era 16 de agosto, mas no Brasil, após a reforma litúrgica, em 1965, o Papa Paulo VI associou em um único dia, 26 de julho, a celebração dos pais de Maria Santíssima. O culto a Sant’Ana é antiqüíssimo, remota aos orientais. Dados biográficos existentes sobre os pais de Maria foram legados pelo Proto-Evangelho de Tiago, obra citada em diversos estudos dos padres da Igreja Oriental.

No Ocidente, o culto a Sant’Ana vem desde o século VIII, quando, no ano de 710, suas relíquias foram levadas da Terra Santa para Constantinopla, donde foram distribuídas para muitas igrejas do ocidente, estando a maior delas na igreja de Sant’Ana, em Düren, Renânia, na Alemanha, quando seu culto foi se tornando popular na Idade Média.

No Brasil, a devoção a Sant’Ana nos foi trazida pelos colonizadores portugueses e no Seridó, o oculto a Mãe de Maria vem desde 1748, data em que a Igreja e o povo da região começaram a celebrar os louvores de sua padroeira, mesmo ano em que foi criada a Freguesia da Gloriosa Santa’Ana do Seridó, quando no dia 26 de julho foi erguido um Cruzeiro pelo padre Francisco Alves Maia, iniciando-se a construção da atual Catedral de Sant’Ana de Caicó.

As outras cidades no Seridó que festejam a padroeira Sant’Ana são: Currais Novos, Santana do Matos e Santana do Seridó, e em todo o estado ainda tem Campo Grande, São José de Mipibu, Passagem e Luis Gomes, além de Natal, na Paróquia de Soledade II, Zona Norte, e Igreja de Sant’Ana de Capim Macio, na Zona Sul. 
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © AssessoRN.com | Suporte: Mais Template